Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2024 às 09h45min - Atualizada em 11/09/2024 às 09h45min

Indústria de frango é interditada após operação em Araguari

Peritos constataram maus-tratos e documentação irregular durante ação realizada nesta terça (10)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas I Foto: Divulgação

Uma operação realizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) nesta terça (11) resultou na autuação e interdição total da indústria "Frango Jaiara", em Araguari. A ação foi desencadeada após a constatação de que a empresa praticava maus-tratos contra aves. Participaram da operação fiscais do Procon, policiais militares, um fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e peritos médicos-veterinários credenciados na Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda).

De acordo com os peritos, o equipamento de insensibilização, que permite o abate humanitário das aves, apresentava defeitos, sendo insuficiente para provocar a perda de consciência dos animais. O laudo pericial também indicou que o tempo de espera entre o transporte e o abate era excessivamente elevado e que as aves demonstravam sinais de desconforto e cansaço.

Além disso, os sistemas de refrigeração das salas de evisceração e embalagem da empresa eram inadequados, com temperaturas mantidas acima do valor máximo permitido pela legislação. O controle de temperatura deficiente pode comprometer a segurança sanitária dos produtos destinados ao mercado de consumo. A documentação da indústria também estava irregular, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida desde julho de 2023.

Segundo o Ministério Público Estadual, a indústria de frango só poderá retomar suas atividades após comprovar à Promotoria de Justiça que todas as irregularidades foram corrigidas. O Diário ainda não conseguiu contato com a empresa para obter um posicionamento sobre o ocorrido. 


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Em quatro anos, eleitorado jovem de Uberlândia quase triplica


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90