Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/10/2024 às 15h10min - Atualizada em 12/10/2024 às 15h10min

Uberlândia registra queda de 52% nos diagnósticos de câncer de mama

De janeiro a agosto, cidade registrou 68 novos casos da doença; mutirão realiza mamografias gratuitas

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Campanha “Outubro Rosa” busca ampliar a detecção precoce e reduzir os casos de câncer de mama na cidade | Foto: Rodrigo Nunes/MS

Em 2024, os diagnósticos de câncer de mama em Uberlândia registraram uma queda de 52% em comparação ao ano passado. Até agosto deste ano, foram confirmados 68 novos casos, enquanto em 2023, no mesmo período, foram 143. Os dados são do Painel de Monitoramento do Tratamento Oncológico de Minas Gerais.

 

O levantamento também aponta uma redução de 33% no número de óbitos. De janeiro a agosto de 2024, a cidade registrou 43 mortes em decorrência do câncer. Já no ano passado, 65 pacientes faleceram por complicações associadas à doença. 

 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados cerca de 74 mil novos casos da doença no país em 2024. Pensando nisso, todos os anos, a campanha “Outubro Rosa” visa promover a conscientização e prevenção da doença. 


Em Uberlândia, durante todo o mês de outubro, o Grupo Luta Pela Vida (GLPV) realiza um mutirão de mamografias gratuitas. A ação tem como foco a detecção precoce da doença, oferecendo exames para mulheres a partir de 40 anos. 

 

Em entrevista ao Diário, a pesquisadora do Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer do GLPV, Thayna Martins, destacou o trabalho de conscientização realizado pelo grupo. “Realizamos palestras em empresas e escolas durante o Outubro Rosa para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explicou.

 

Ela também enfatizou o esforço para ampliar o acesso à mamografia. Durante o mutirão, os resultados dos exames serão encaminhados diretamente ao Núcleo de Projetos, Prevenção e Pesquisa em Câncer (NUPPPEC) do Grupo Luta Pela Vida, que realizará atendimento individualizado para todas as participantes. Caso seja necessário, o NUPPPEC providenciará o devido encaminhamento.

 

“Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp ou ligar para o 0800 340 2062, informando nome completo, telefone e data de nascimento, e agendamos o exame de forma gratuita em uma clínica parceira”, afirmou Thayna.
 

SERVIÇO

O QUE: Mutirão de exames gratuitos de mamografia do GLPV

QUANDO: todo o mês de outubro

COMO: agendamento de exames pelo WhatsApp 0800 340 2062

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

• Trecho da Minervina atingido por chuva segue com trânsito interditado; veja como estão as obras


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90