Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/08/2024 às 18h39min - Atualizada em 28/08/2024 às 18h39min

Empresários e autoridades debatem ações para combater furtos e roubos no comércio de Uberlândia

Reunião promovida pela CDL abordou aumento das ocorrências e preocupação dos comerciantes

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Reunião aconteceu nesta quarta-feira (28) na Câmara de Dirigentes Lojistas | Foto: Juan Madeira

Autoridades de segurança pública e comerciantes de Uberlândia se reuniram, na tarde desta quarta-feira (28), para debater ações que visam combater os casos de furtos e roubos em estabelecimentos. O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 

Durante a reunião, os empreendedores expuseram as preocupações com as recentes ocorrências de criminalidade contra os comércios da cidade. Diante disso, foram discutidas medidas para garantir a segurança dos comerciantes e consumidores. 

 

O coronel da Polícia Militar (PM) Carlos Eduardo Ferreira, em atuação na cidade desde maio, mencionou que, apesar do crescimento populacional, o efetivo de policiais não acompanhou essa expansão. “Para enfrentar o desafio, a PM tem utilizado inteligência em segurança pública e parcerias com órgãos municipais. Dentro das nossas características e missão, temos cumprido com a nossa parte”. 

 

O delegado da Polícia Civil Marcos Tadeu ressaltou a necessidade de uma atuação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Penal no combate ao crime, destacando ainda os perigos da engenharia social e da exposição de informações pessoais nas redes sociais. 

 

Complementando a visão do delegado, o promotor de Justiça, Vagner Marteleto Filho, afirmou que, apesar do sistema de segurança pública operar de forma razoável, ainda há espaço para melhorias. Ele frisou que respostas rápidas e eficazes aos crimes são essenciais para diminuir a sensação de impunidade na sociedade.

 

O superintendente da Defesa Civil de Uberaba, Carlos Alberto Barbosa, também esteve presente no encontro e falou sobre a criação de uma Guarda Municipal em Uberlândia. Ele explicou que a implantação do serviço na cidade vizinha permitiu à Polícia Militar focar em crimes de maior gravidade, enquanto a Guarda assumiu a responsabilidade pela segurança de eventos e espaços públicos.

 

“Destaco a importância de denunciar crimes, pois isso fortalece a segurança pública e garante que a PM possa focar em delitos mais complexos, enquanto a Guarda realiza um trabalho essencial de apoio, patrulhando praças, escolas e outros espaços públicos. Segurança pública não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento para a cidade”, concluiu.

 

A reunião também contou com a presença do presidente da CDL Uberlândia, Cicero Heraldo Novaes, da vereadora de Uberlândia, Liza Prado, além do juiz titular da 3ª Vara Criminal de Uberlândia, André Ricardo, e do deputado federal Zé Vitor.
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90