Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/08/2024 às 11h00min - Atualizada em 04/08/2024 às 11h00min

Uberlândia lidera casos de feminicídios consumados em Minas Gerais

Cidade contabilizou sete casos do crime no primeiro semestre do ano, ficando na frente da capital Belo Horizonte

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Campanha Agosto Lilás visa o combate à violência doméstica contra as mulheres | Foto: Marcos Santos/USP

Uberlândia é a cidade com mais feminicídios consumados em Minas Gerais, segundo o Monitor de Feminicídios no Brasil (MFB). De janeiro a junho de 2024, o município registrou sete casos do crime, ficando na frente da capital Belo Horizonte. Confira os dados completos no fim da matéria. 

Ainda de acordo com o levantamento, no primeiro semestre do ano, Uberlândia totalizou três feminicídios tentados, quando o crime não resulta na morte da vítima. Conforme dito pela Polícia Civil, todas as ocorrências terminaram com os suspeitos presos, exceto um que tirou a própria vida após o crime. 

O delegado Carlos Antônio Fernandes, da Delegacia Adjunta de Crimes Contra a Pessoa de Uberlândia, apontou os desafios enfrentados pela polícia na prevenção e combate ao feminicídio. Conforme dito por ele, para romper o ciclo de violência, é essencial que as vítimas denunciem qualquer ameaça ou agressão. 

“O primeiro passo é que a vítima procure as instituições, como a delegacia da mulher, para que sejam tomadas as medidas necessárias. Também familiares ou vizinhos que tenham conhecimento devem denunciar para que os órgãos possam checar e adotar as medidas necessárias”

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Fernandes ressaltou a importância das medidas para prevenir o aumento de casos. “Ação de prevenção são importantes, como palestras e informações disseminadas pela Delegacia da Mulher, que visam dar conhecimento ao público e tentar prevenir os crimes. Por fim, o trabalho de excelência na apuração dos casos consumados também é fundamental”, completou. 

A população pode denunciar através da Polícia Militar de Minas Gerais pelo número 190, a Delegacia Virtual do Estado, a Delegacia Especializada de Atendimento às Mulheres (DEAM) pelo telefone (34) 3210-8304 e a Central de Atendimento à Mulher pelo 180. Há também o aplicativo Salve Maria que permite contato direto com a Polícia Militar, entre outras funcionalidades.

AGOSTO LILÁS
Em entrevista ao Diário de Uberlândia, a professora Laryssa Pereira, do curso de Direito da Unitri, destacou a importância da campanha Agosto Lilás, voltada para o combate à violência doméstica contra as mulheres. 

“A Lei Maria da Penha surge para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A campanha vem justamente para intensificar a divulgação sobre a lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade como um todo sobre essas questões da violência, que pode ocorrer de diversas formas: financeira, psicológica, sexual e física também”.

A profissional também ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres para romper com o ciclo de violência, já que muitas vezes, elas têm filhos pequenos, dependem financeiramente do agressor, e não conseguem fazer denúncia por esses motivos. “A campanha visa incentivar denúncias e buscar apoio do Judiciário e do sistema público de saúde para apoio psicológico. Com isso, elas conseguem procurar ajuda, denunciar o crime e romper com esse ciclo de violência”.

CASOS DE FEMINICÍDIO DO ESTADO

Uberlândia
Consumado: 7
Tentado: 3
Total: 10

Belo Horizonte
Consumado: 5
Tentado: 7
Total: 12

Governador Valadares
Consumado: 4
Tentado: 3
Total: 7

Betim
Consumado: 4
Tentado: 1
Total: 5

Juiz de Fora
Consumado: 3
Tentado: 2
Total: 5


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90