Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/07/2024 às 17h41min - Atualizada em 10/07/2024 às 17h41min

Após fim das greves, UFU anuncia retorno das aulas dos cursos de graduação

Conselho Universitário decidiu que reinício do ano letivo acontecerá no dia 5 de agosto

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Novo calendário acadêmico de graduação ainda não foi definido | Foto: Marco Cavalcanti/Comunica UFU

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) decidiu a data de reinício das aulas dos cursos de graduação, que haviam sido suspensas no dia 12 de junho, devido às greves de docentes e técnicos-administrativos da instituição. Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), foi definido que o retorno das aulas acontecerá no dia 5 de agosto. 

A data foi definida após vários debates entre os conselheiros. Na primeira votação, com três opções apresentadas (29 de julho, 5 ou 12 de agosto), nenhuma alcançou a maioria dos votos. Desta forma, uma segunda votação foi realizada e foram dados 94 votos para 5 de agosto e 49 para 12 de agosto.

Em relação ao novo calendário acadêmico de graduação, o presidente do Consun, Valder Steffen Junior, informou que haverá uma nova reunião para abordar a temática. Uma comissão com representantes das entidades - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu),  Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet) e o Diretório Central dos Estudantes  (DCE) - foi formada para apresentar as demandas de cada setor, docentes, técnicos  e discentes, e auxiliar na reestruturação do calendário.  

GREVE
Após quase quatro meses de paralisação, a greve dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) chegou ao fim nesta terça-feira (9). O retorno às atividades aconteceu na manhã de ontem, de acordo com a escala de cada trabalhador.

A assembleia para debater o fim da greve dos servidores contou com a participação de 350 trabalhadores, presencialmente e online. Durante o encontro, foram feitas avaliações acerca da necessidade de manter a vigilância com os encaminhamentos da greve, em especial aos pontos acordados com o Governo. Foram discutidas ainda as conquistas e o saldo político da greve, bem como o salto qualitativo de formação da categoria e a identidade de classe dos Técnico Administrativos em Educação (TAEs).

A greve dos técnico-administrativos da UFU começou no dia 18 de março deste ano, após a categoria reivindicar reajuste salarial e outras questões para melhorar o desempenho da profissão e da universidade. À época, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU) disse que a categoria não tem reajuste há oito anos, levando a uma queda drástica no poder de compra dos profissionais.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90