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14/06/2024 às 15h00min - Atualizada em 14/06/2024 às 15h00min

Um a cada dez veículos trafega com sobrecarga na BR-365, aponta concessionária

Em 50 dias, mais de 8 mil automóveis foram flagrados com excesso de peso na rodovia

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Veículos com sobrecarga aumentam o desgaste do pavimento, contribuindo para a diminuição da sua vida útil e para o surgimento de buracos e ondulações I Foto: Ecovias do Cerrado/Divulgação

A cada dez veículos que passam pelo trecho da BR-365, em Uberlândia, pelo menos um está com excesso de carga. É isso o que aponta a concessionária da rodovia Ecovias do Cerrado, através dos flagrantes registrados pela balança de pesagem em movimento na velocidade da via.

 

A tecnologia, conhecida como High Speed Weight in Motion (HS-WIM), faz a medição de veículos comerciais de forma automática, com uso de sensores instalados nas pistas e câmeras inteligentes posicionadas em pórticos. Nesta semana, a balança passou por uma segunda bateria de testes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM). As análises fizeram parte do processo de homologação do equipamento, cuja etapa de campo está finalizada.

 

Em um período de 50 dias, correspondentes à primeira e segunda fase de testes, mais de 108 mil veículos comerciais foram pesados pelo HS-WIM. Desse total, 7,7 mil caminhões e ônibus foram detectados com sobrecarga, uma média de 6 veículos por hora.

 

“É um número que nos chama atenção porque o excesso de peso coloca em risco não só a vida do motorista do veículo de carga, mas também a de outros usuários da rodovia. É um problema que está diretamente relacionado a uma maior probabilidade de acidentes, como tombamentos, saída de pista e colisões por falha mecânica”, destacou o Gerente de Operações da concessionária, Bruno Araújo Silva.

 

Veículos com sobrecarga também aumentam o desgaste do pavimento, contribuindo para a diminuição da sua vida útil e para o surgimento de avarias, como buracos e ondulações. Os caminhões e ônibus detectados com excesso de peso pelo HS-WIM, por exemplo, transportaram no período 18 mil toneladas a mais do que o permitido.

 

“Essa balança contribui de forma direta para o aumento da segurança viária, ao coibir o excesso de carga e suas consequências, que são causas de muitos acidentes e avarias a veículos. Vale destacar que a tecnologia também contribui para uma competição mais justa no setor de logística e transportes, ao detectar os usuários que não respeitam a legislação e acabam prejudicando empresas e motoristas que trafegam corretamente”, afirmou Bruno Araújo Silva.

 

MAIOR EFICIÊNCIA

O diretor-superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, ressaltou as melhorias que a tecnologia de pesagem em movimento pode trazer para a fiscalização no país. O especialista faz uma comparação entre o sistema e o modelo tradicional adotado nas rodovias concessionadas, que utiliza postos de pesagem, com balanças de seleção e precisão instaladas às margens das pistas.

 

“Tivemos uma média de 2,1 mil veículos pesados por dia no HS-WIM. Para se ter uma ideia, esse número supera e muito o que uma balança tradicional consegue pesar ao longo de um mês inteiro de operação. Estamos falando de um sistema automático e mais ágil, que tem a capacidade de pesar quase a totalidade dos caminhões e ônibus que trafegam no trecho e, o que é melhor, beneficiando também o motorista, que não atrasa sua viagem pois não precisa se deslocar para uma balança lateral que opera em baixa velocidade”, disse o diretor.

 

Ainda de acordo com a concessionária, o sistema entrega uma série de vantagens para os usuários da rodovia, já que todos os veículos pesados são monitorados, aumentando a eficiência na fiscalização. Dessa forma, há um aumento na detecção de sobrecargas, o que consequentemente gera uma diminuição do desgaste da rodovia, ocasionando em mais segurança viária.

 

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