Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/06/2024 às 18h00min - Atualizada em 13/06/2024 às 18h00min

Uberlândia registra média de 40 acidentes de trânsito por dia em 2024

Avenida Rondon Pacheco lidera com o maior número de ocorrências; principal causa é falta de atenção dos motoristas 

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Maioria dos acidentes envolve carros | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Segundo dados divulgados pelo Painel de Acidentes de Trânsito da  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Uberlândia registrou uma média de 40 acidentes de trânsito por dia entre janeiro e abril deste ano. Durante o período, a cidade totalizou 4.816 ocorrências, sendo que 1.149 tratam-se de casos com vítimas.

Ainda de acordo com as informações da Sejusp, a avenida Rondon Pacheco lidera a lista com o maior número de acidentes. Nos primeiros quatro meses de 2024, foram registradas 198 ocorrências na via. Em seguida, aparecem as avenidas João Naves de Ávila (157), Getúlio Vargas (100), Afonso Pena (86), João Pinheiro (85), Nicomedes Alves dos Santos (84) e Anselmo Alves dos Santos (78).

O levantamento revela também que a maioria dos acidentes envolve carros, com 3.971 ocorrências, representando 82% do total. Em segundo lugar estão as motocicletas (1.148), seguido por caminhões (358), caminhonetes (178), ônibus (166) e bicicletas (56).

A causa mais comum dos acidentes foi a falta de atenção dos motoristas, responsável por 2.487 ocorrências, o que equivale a 51% do total. Os dados apontam ainda outros fatores como: má visibilidade (275), desobedecer a parada obrigatória (189), não manter distância de segurança (147), derrapagem (98), avanço de semáforo (96), defeito na via (77), defeito no veículo (59) e presença de animal na pista (51).

O tenente Cleiton José afirmou que na área do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) tem sido notado um crescente número de acidentes nos últimos anos. Conforme dito por ele, o cenário acontece devido ao aumento da população e da frota de veículos, que é a segunda maior do estado de Minas Gerais. 

Segundo o policial, a maioria dos casos são causados por falhas humanas. “Temos problemas como a falta do uso do cinto de segurança, motociclistas fazendo manobras perigosas e desrespeito ao sinal vermelho. São causas evitáveis e que exigem maior conscientização por parte dos condutores. Respeitar a sinalização de trânsito, o limite de velocidade, não usar o celular nem consumir bebida alcoólica, faz com que o número de acidentes diminua”, comentou.

Para evitar casos, o oficial explicou que é importante planejar os deslocamentos com antecedência, sem pressa, para evitar o estresse de estar atrasado e acabar desrespeitando a sinalização de trânsito. “A primeira recomendação é evitar falar ao celular, pois o uso do aparelho é uma das principais causas de acidentes, juntamente com a imprudência e o excesso de velocidade”, finalizou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90