Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/12/2023 às 10h19min - Atualizada em 04/12/2023 às 10h19min

Bairros ficam sem energia após apagão em Uberlândia

Quedas no fornecimento atingiram pelo menos oito regiões neste domingo; Roosevelt chegou a ficar 3 horas sem energia

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Morador registrou apagão no bairro Martins I Foto: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
No último domingo (3), moradores de diversos bairros de Uberlândia ficaram sem energia. O apagão atingiu várias regiões, entre elas Mansour, Roosevelt, Luizote de Freitas, Tocantins, Jardim Patrícia, Tubalina, Martins e Osvaldo Rezende.
 
Segundo relatos enviados ao Diário, os picos de energia foram consecutivos em algumas regiões. “No Jardim Patrícia, ficou sem energia por três vezes”, revelou uma das leitoras do jornal. “No Osvaldo e Martins, caiu quatro vezes”, contou outra moradora.
 
Outro consumidor relatou que no bairro Roosevelt, onde ele mora, foram pelo menos 3 horas sem energia. Por meio de nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) disse que a interrupção inicial foi solucionada em um tempo aproximado de 30 minutos. No entanto, posteriormente, foram realizadas manobras para transferir o atendimento para outros circuitos, ocasionando oscilações na rede elétrica.
 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


De acordo com a cia, as oscilações, explicadas como piques de energia, foram consideradas necessárias para prevenir interrupções mais prolongadas e abrangentes. A Cemig disse ainda que está em processo de investigação para determinar a causa do problema.
 
PROBLEMA RECORRENTE
As quedas de energia têm sido um problema constante na cidade.
Em outubro, o Diário trouxe uma matéria com relatos de consumidores que afirmam que os apagões têm sido registrados desde o início do ano. As queixas incluem ainda a demora no reabastecimento e as perdas materiais causadas pelos cortes de eletricidade.
 
As denúncias resultaram em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a Cemig. A medida tem como objetivo solucionar as constantes quedas de energia elétrica registradas em bairros como o Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park.
 
Conforme consta na ação, um condomínio residencial no Tubalina registra oscilações de energia desde o mês de fevereiro. A síndica do local denunciou o fato ao MPE e relatou que o problema tem causado prejuízos significativos tanto aos moradores quanto às áreas comuns do condomínio, como queima de equipamentos e pane elétrica no elevador.
 
Um condomínio no Jardim Califórnia também acionou o MPE. A subsíndica do local informou que a instabilidade de energia acontece há meses e também já provocou diversos danos materiais. Devido à alta demanda de queixas, os moradores chegaram a procurar o Procon em julho deste ano para fazer uma reclamação sobre a situação.
 
Moradores dos bairros Karaíba e Shopping Park denunciaram problemas comuns: constantes apagões de energia. Em um dos relatos, uma moradora contou que a energia havia caído por volta de 18h e voltado apenas 22h. A queda acabou causando danos na geladeira dela.
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão, convocou uma audiência pública junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para discutir problemas relacionados a apagões, quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica em Uberlândia. O encontro, aberto à população, será realizado no dia 11 de dezembro, às 14h, na sede do MPMG, que fica na Rua São Paulo nº 95, no bairro Tibery.
 
Os problemas envolvendo a fornecedora de energia elétrica ganharam força após reclamações de clientes no mês passado, mas algumas das queixas começaram há mais de cinco anos. Em outubro deste ano, a Cemig
foi multada em R$ 1,2 milhão por falhas no fornecimento no condomínio Morada do Sol, na Zona Oeste de Uberlândia. As denúncias das interrupções contínuas na rede foram feitas por moradores entre 2017 e 2018.

VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90