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23/11/2023 às 10h45min - Atualizada em 23/11/2023 às 10h45min

Ministério Público promove audiência pública para discutir apagões e queixas sobre fornecimento de energia elétrica em Uberlândia

Consumidores têm reclamado sobre as falhas constantes na rede, que ocorrem desde o início do ano

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão, convocou uma audiência pública junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para discutir problemas relacionados a apagões, quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica em Uberlândia. O encontro, aberto à população, será realizado no dia 11 de dezembro, às 14h, na sede do MPMG, que fica na Rua São Paulo nº 95, no bairro Tibery. 

Os problemas envolvendo a fornecedora de energia elétrica ganharam força após reclamações de clientes no mês passado, mas algumas das queixas começaram há mais de cinco anos. Em outubro deste ano, a Cemig foi multada em R$ 1,2 milhão por falhas no fornecimento no condomínio Morada do Sol, na Zona Oeste de Uberlândia. As denúncias das interrupções contínuas na rede foram feitas por moradores entre 2017 e 2018.

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Ainda no fim de outubro, o órgão ajuizou uma ação civil pública contra a empresa para solucionar as constantes quedas de energia elétrica registradas em bairros como o Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park. De acordo com as denúncias recebidas pelo MPE, os apagões são registrados desde o início do ano e já causaram diversas perdas materiais em residências e até mesmo em um hospital particular da cidade. Poucos dias depois, o Diário noticiou reclamações de residentes de outras regiões do município com o mesmo problema.

Conforme consta no documento de notificação sobre a audiência pública, o Ministério Público Estadual recebeu diversas reclamações de apagões e oscilações de energia elétrica prestada pela Cemig. Juntamente com as queixas, outras denúncias tratam dos danos em eletrodomésticos e até elevadores em condomínios residenciais.

O MP também foi informado de que o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) sofreu prejuízos na prestação de serviço de fornecimento de água potável em vários bairros de Uberlândia. A autarquia afirmou que desde o início de 2023 são registradas quedas e oscilações de energia. Algumas regiões foram afetadas e ficaram com escassez de água devido aos problemas gerados pela não distribuição de energia, incluindo o Shopping Park, Karaíba, Tubalina, Martins, Morada da Colina, Altamira, Fundinho e Jardim Califórnia.

QUEIXAS
Algumas queixas de consumidores relatam ainda sobre a demora no restabelecimento de fornecimento de energia elétrica. Um morador do bairro Vigilato Pereira chegou a ficar 14 horas sem energia. Vários alimentos chegaram a descongelar, causando prejuízos financeiros e materiais. Confira abaixo:

“No meu bairro Shopping Park, em Uberlândia, constantemente tem quedas de energia elétrica e picos também. Nas últimas vezes que ocorreram esses problemas de energia elétrica veio a danificar meu ventilador de teto e agora hoje devido a um pico de energia e queda minha geladeira queimou. Acho falta de respeito com consumidores uma empresa permitir tantas quedas de energia elétrica em um bairro onde maior parte das pessoas são de baixa renda, além dos riscos de prejuízos assim como aconteceu comigo devido a problemas que a Cemig não resolve".

 

"Olá, Moro na rua Manoel Serralha em Uberlândia, constantemente minha energia cai uma fase, ficando apenas as luzes funcionando bem fracas e alguns elétricos 110v. Isso acontece de maneira regular, toda semana, hoje dia 06/10/2023 a luz caiu completamente, apenas na minha rua. Um calor insuportável, me impossibilitando inclusive de trabalhar home office porque derrubou a energia do roteador também. Venho solicitar que essas quedas sejam resolvidas e também quero reembolso em minha conta, o serviço não pode ser cobrado em sua totalidade se não está sendo entregue em sua totalidade. Energia caiu 10 vezes em menos de 15 dias, gostaria do reembolso da conta de energia, não está funcionando. Vocês precisam trocar o transformador da rua.”

 

"Boa tarde. Estou com problemas de pico de energia na minha casa em Uberlândia no bairro da granja Marileusa. Todo o condomínio já registrou reclamação na Cemig, que até o momento não apresentou providência alguma. Algumas casas já perderam eletros como TV, geladeira devido aos picos de energia no bairro e no condomínio”.



Por meio de nota, a Cemig informou que tomou conhecimento da audiência pública por meio da imprensa. Acrescentou ainda que aguarda o comunicado para apresentar as ações que a empresa realiza visando manter a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia aos seus clientes.

"A Cemig ressalta que o fornecimento de energia no município de Uberlândia atende os indicadores e requisitos regulatórios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, e que trabalha incessantemente para manter os padrões técnicos com respeito à segurança de seus colaboradores e da população, levando uma energia de qualidade aos seus consumidores", informou a concessionária.


* Texto atualizado às 11h25 para acréscimo de informações

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