Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2023 às 20h19min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h19min

Chuvas fortes e altas temperaturas são previstas para o fim de ano em Uberlândia; Prefeitura anuncia plano emergencial para o período

Nos próximos três meses, o volume de precipitações pode variar de 400 a 500 milímetros

DHIEGO BORGES | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Precipitações devem ser isoladas e acompanhadas de rajadas de vento | Foto: Via Drones

Com poucas alterações em relação a 2022, foi anunciado nesta terça-feira (17), em Uberlândia, o Plano Emergencial Pluviométrico (PEP) para o biênio 2023-2024. O documento lista uma série de ações a serem adotadas pelas autoridades de segurança e Defesa Civil com o objetivo de minimizar os possíveis impactos causados pelas chuvas, previstas para os próximos meses.  

 

A estimativa, segundo o climatologista e professor da Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cezar Mendes, é que Uberlândia registre, nos próximos três meses, um volume de chuva que pode variar de 400 a 500 milímetros, o equivalente a 30% do esperado para todo o ano. Segundo o especialista, a cidade contabilizou, de janeiro a outubro, 815 milímetros de chuva. 

 

A expectativa é que o acumulado fique em torno de 1,3 mil mm até o fim do ano. De acordo com Paulo Cezar, o fenômeno El Niño, que segue impactando a região, e as altas temperaturas, que permanecem em outubro, podem influenciar em precipitações isoladas, porém acompanhadas de rajadas de vento, podendo ocasionar enchentes e alagamentos. 

 

“Para esse ano, a tendência é que ocorram mais pancadas de chuva de forma rápida, e em pontos isolados, chuvas que podem sim ocasionar problemas, enchentes, alagamentos em alguns setores da cidade. A tendência para a região é de temperaturas elevadas, chuvas esparsas. Nesse ano, chove em torno de 1.300 a 1.400 milímetros. Isso tudo está relacionado ao fenômeno El Niño e também ao aquecimento global. A temperatura deve ficar acima da média, de 2 a 3 graus, entre outubro e dezembro”, destacou Paulo Cezar. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

OBRAS

Prevendo os possíveis impactos da chuva, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Uberlândia (Compdec) reuniu autoridades do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Polícia Militar, Cemig e demais órgãos vinculados à Prefeitura de Uberlândia para anunciar as ações preventivas e de mitigação de possíveis estragos após as chuvas. 

 

Durante o encontro, o prefeito Odelmo Leão (PP) relembrou que o Município tem realizado obras de infraestrutura para diminuir a incidência de enchentes e alagamentos, principalmente em locais considerados mais críticos, como as Avenidas Anselmo Alves dos Santos e Rondon Pacheco. Em 2022, a Prefeitura anunciou um investimento de R$ 30 milhões para sanar o problema das enchentes. 

 

De lá para cá, uma das obras já foi concluída e outras duas estão em fase final. Em agosto, foi realizada a ampliação da rede de drenagem do bairro Guarani, com a construção de um bolsão, entregue em agosto deste ano. Outro serviço que está para ser finalizado são as obras do bolsão de contenção no bairro Morumbi. A estrutura tem capacidade para absorver 78,5 mil metros cúbicos e está instalada na área próxima à rotatória da avenida José Lopes Filho com a Rua Das Parteiras.

 

Além destas, a Prefeitura espera entregar em breve, porém ainda sem data definida, a construção da represa do Camaru, com foco na redução de alagamentos na avenida Rondon Pacheco. A obra, anunciada em janeiro deste ano, está sendo executada no curso do Córrego Lagoinha e está 72% concluída. O novo reservatório será instalado no bairro Pampulha, na extensão do Córrego Lagoinha, e contará com uma área total de 18 mil metros quadrados (m²). Com capacidade de até 53 mil metros cúbicos (m³), a represa terá, aproximadamente, 5 m de altura.

 

PLANO DE AÇÃO

O Plano Emergencial Pluviométrico (PEP), anunciado nesta terça (17), prevê um mapeamento das regiões e pontos mais críticos da cidade. Os principais continuam sendo as Avenidas Rondon Pacheco, Anselmo Alves dos Santos, além da Travessias do Córrego do Lagoinha e Córrego do Lobo e a Av. Getúlio Vargas. 

 

De acordo com o coordenador do Compdec, capitão João Batista Afonso, com as chuvas já percebidas neste ano já possível notar uma redução dos problemas nestes locais, principalmente na Av. Anselmo Alves do Santos. Porém, ainda não é possível garantir que as enchentes estarão totalmente sanadas. 

 

Por conta disso, a indicação é que a população evite os pontos mais problemáticos e fique atenta aos alertas amarelo e laranja emitidos pela Defesa Civil. O PEP prevê ainda uma série de interdições em vias consideradas de risco em caso de fortes chuvas. A lista completa pode ser conferida no Plano, que está disponível no site da Prefeitura de Uberlândia.  

 

Para o secretário municipal de Segurança Integrada, Sgto Ednaldo Régio, neste ano houve uma integração maior dos órgãos externos para elaboração do PEP. Segundo ele, as obras que já estão sendo realizadas poderão minimizar os impactos das chuvas, mas é importante também a colaboração da população. “Não jogar lixo na rua, pois a maioria das enchentes, tem muito lixo na rua, entope bueiro e causa mais estrago ainda”. 

 

Em caso de necessidade, o cidadão pode acionar os órgãos de segurança pelos telefones abaixo: 

 

Defesa Civil: 199

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

 

ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL:

 

Antes das chuvas

– Fazer manutenção nos telhados, desobstruir os canos das lajes, limpar as calhas, conferir se as telhas estão pregadas;

– Não jogar lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas. Sempre colocar os sacos de lixo nas lixeiras, evitar deixá-los diretos na calçada;

– Reforçar muros e paredes que tenham perigo de cair;

– Fazer revisões nas instalações elétricas;

– Desligar os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;

– Colocar móveis e outros pertences em lugares altos, caso sua moradia esteja localizada em locais sujeitos a alagamento;

– Acompanhar os boletins de avisos e alertas dos Institutos de Meteorologia pela internet ou pelos órgãos da imprensa.

 

Durante as chuvas

– Manter-se atento aos níveis das águas;

– Manter portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;

– Não se proteger embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável que se abrigar em lugares seguros, com boas coberturas;

– Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;

– Não se arriscar em atravessar a pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;

– Se a casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chamar imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;

– Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, porque além da contaminação que pode causar graves doenças, há, também, o risco de choque elétrico.

 

Depois das chuvas

– Verificar as instalações elétricas antes de ligá-las;

– Fazer revisões de possíveis danos em moradias (paredes, telhados, etc.);

– Ter cuidado com animais (aranhas, cobras e ratos em casa);

– Verificar se houve obstrução de ralos, bueiros e calhas.

 

Orientações aos motoristas

– Evitar trafegar em vias alagadas, procure sempre rotas alternativas ou aguarde a chuva passar em lugar seguro;

– Em dias nublados, evitar deixar os veículos estacionados próximos a árvores, principalmente as mais antigas;

– Não estacionar veículos em regiões íngremes e próximas a postes durante as chuvas;

– Durante a incidência de raios, a melhor proteção é permanecer no interior do veículo;

– Checar o bom estado dos limpadores, das borrachas das paletas e do motor dos limpadores;

– Certificar-se que o desembaçador está funcionando corretamente;

– Ligar as luzes durante uma chuva intensa (mesmo que seja dia claro) para que outros motoristas vejam o veículo.


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90