Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/10/2023 às 15h44min - Atualizada em 05/10/2023 às 15h44min

Lojistas estimam alta de até 30% nas vendas para o Dia das Crianças em Uberlândia

Data comemorativa já começou a aquecer o setor varejista na cidade

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Pesquisa da CDL aponta que mais de 70% dos entrevistados vão adquirir presentes durante o Dia das Crianças | Foto: Agência Brasil
Considerada uma das datas mais importantes do ano para o comércio, o Dia das Crianças promete alavancar os negócios em lojas e estabelecimentos de Uberlândia na próxima quinta-feira (12). Empresários do setor varejista ouvidos pelo Diário estimam um aumento de até 30% nas vendas e na movimentação durante a próxima semana.

Quem está animada com o Dia das Crianças é a empresária Juliana Almeida, proprietária da “Loja Doce”. Ela conta que as três unidades do estabelecimento começaram a notar aumento nas vendas para a data comemorativa desde o fim de setembro, bem como as lojas de Ituiutaba e Uberaba.

“Antes do Dia das Crianças, o pessoal já começa a procurar por kits de presentes, balas, pirulitos, balões e fantasias. A gente espera um aumento de 30% em relação às épocas normais e de 25% a mais em vendas com relação ao Dia das Crianças do ano passado. Esse [aumento] é um padrão do que temos visto em outras datas, como o Carnaval, a Páscoa e a Festa Junina”, disse.

Ainda de acordo com Juliana, a maior movimentação de clientes deve acontecer a partir da semana que vem, na segunda-feira (9). Segundo a empresária, muitas pessoas acabam deixando para adquirir presentes para as crianças de última hora, o que deve movimentar ainda mais as unidades da loja.

Durante essa época do ano, a clientela aumenta tanto que Juliana costuma realizar contratações temporárias, como aconteceu no mês de setembro. Em todas as unidades da marca, o quadro de funcionários aumentou em torno de 10%. A medida, conforme relatado pela administradora, tem como objetivo ampliar o atendimento para o Dia das Crianças, Halloween, Natal e Ano Novo.

“A gente já fez contratações temporárias para atender a demanda. Novos funcionários chegaram no fim do mês passado e agora ficam até janeiro, devido ao Halloween, Natal e Ano Novo. Nós sempre temos vagas abertas nas lojas. A gente percebe que depois da pandemia ficou ainda mais característico fazer festas e comemorar, e isso acaba gerando um aumento na procura”, relatou Juliana.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


‘A MELHOR ÉPOCA DO ANO’
Para o gerente da “Casa dos Brinquedos”, Fernando Rodrigues, o último trimestre do ano representa a melhor época para alavancar as vendas no empreendimento. A chegada do Dia das Crianças costuma alavancar os negócios feitos pela loja. 

Com relação ao Dia das Crianças, Rodrigues espera que as vendas aumentem em até 20% com relação a épocas não-sazonais, como foi o caso do mês de setembro. A busca na Casa dos Brinquedos, segundo ele, tem sido maior entre jogos interativos para os pequenos e bonecos e bonecas, especialmente da personagem Wandinha, da Família Addams, que recentemente ganhou sua própria série na Netflix.

“Até o momento ainda não tivemos o aumento de 20% estimado, mas acredito que na semana que vem, época do maior movimento, possa chegar a isso, mas já tivemos crescimento em comparação a outros períodos. É uma data muito propícia e sazonal, que realmente tem uma performance boa em vendas com relação ao restante do ano”, disse Fernando.

MOMENTO MÁGICO

Outro estabelecimento de Uberlândia que tem boas previsões para o Dia das Crianças é a “Criamigos – Oficina de Ursos”, localizada no Center Shopping. A franquia surgiu em 2016 em Gramado (RS) e já possui mais de 70 lojas no país. A rede vende itens infantis, mas o carro-chefe é a criação de bichos de pelúcia personalizados.

De acordo com a supervisora comercial da unidade de Uberlândia, Fernanda Machado, a expectativa é que as vendas na loja aumentem em até 50% na comparação com a última edição do Dia das Crianças. Para atender a demanda, ela conta que o quadro de funcionários passa por vários treinamentos pensando na data comemorativa.

“A nossa expectativa é bem positiva relacionado ao último Dia das Crianças. A equipe fica 100% dedicada para o atendimento online e presencial. A gente trabalha com emoções. Tem crianças que esperam o ano todo para esse dia. É um momento mágico para as crianças, então para nós é importante ter esse alinhamento para termos uma equipe bem treinada para proporcionar uma boa experiência não apenas para a criança, mas para a família”, relatou.

Nas últimas semanas, a Criamigos de Uberlândia realizou diversas contratações temporárias pensando no Dia das Crianças e nas datas comemorativas subsequentes. Como está localizada em um local com grande movimentação, Fernanda espera que o fluxo da clientela aumente ainda mais nos próximos dias, sobretudo no fim de semana.

CONSUMIDOR
A estimativa dos empresários de Uberlândia vai de acordo com um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em relação ao Dia das Crianças. Realizada no mês de setembro, a pesquisa constatou que 71,1% dos consumidores devem adquirir produtos ou serviços relacionados à data comemorativa.

Entre os itens mais procurados estão bonecos e bonecas (23,9%), itens de vestuário (19,6%), jogos educativos (12,5%) e eletrônicos (12%). Os passeios em família aparecem como a principal alternativa dos entrevistados. A maior parte dos presenteados serão os filhos (50%), seguido dos sobrinhos (18,4%), afilhados (15,8%), netos (13,2%) e enteados (2,6%).

O ticket médio também foi alvo da pesquisa da CDL. Segundo o levantamento, 10,5% dos entrevistados afirmaram que vão gastar até R$ 50, enquanto 31,6% das pessoas devem desembolsar de R$ 50 a R$ 100. Outros 23,7% pretendem investir de R$ 100 a R$ 150 e 13,5% do montante estimam pagar de R$ 150 a R$ 200. Por fim, 21,1% optarão por presentes acima de R$ 200.

Com relação à forma de pagamento, 60,5% dos consumidores usarão o cartão de crédito parcelado, 21,1% utilizarão o cartão de débito à vista, 10,5% preferem pagar no dinheiro e 7,9% farão PIX. As lojas localizadas na região central da cidade são o local preferido para 31,6% dos entrevistados, seguido de shoppings da (26,3%), lojas de bairro (21,1%) e internet (21,1%).

Em relação aos 28,9% dos entrevistados que não pretender investir na data, 40% afirmaram que não têm crianças próximas, 40% declararam ter outras prioridades e 20% não têm o hábito de presentear neste período.

REFORÇO EM UBERLÂNDIA
Empresas associadas à CDL Uberlândia têm um atrativo a mais em datas sazonais do ano. Em sua 2ª edição, a campanha “PRESENTE DA SORTE” está distribuindo mais de R$100 mil em prêmios, incluindo vales-compras instantâneos de até R$500, convites para o Tangará Park Club e um HB20 0km.

Para concorrer, basta comprar a partir de R$50 nas lojas participantes e cadastrar o número da sorte no aplicativo da CDL Uberlândia, disponível em iOs e Android.



VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90