Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/09/2023 às 09h15min - Atualizada em 26/09/2023 às 09h15min

Procon Estadual recomenda a normalização imediata do abastecimento de água em bairros de Uberlândia; entenda

Moradores de algumas regiões relataram falta d'água desde o último domingo (24)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Consumo de água triplicou nos últimos dias em Uberlândia I Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma recomendação do Procon Estadual solicitou ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) a normalização imediata do abastecimento de água em regiões de Uberlândia. O documento, assinado pelo promotor de Justiça Fernando Henrique Martins, cita a onda de calor vivida nos últimos dias e o desabastecimento em vários bairros da cidade, incluindo o Mansour, Residencial Pequis, Jardim Célia e Jardim Maanaim.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O Procon levou em consideração uma representação protocolada nesta segunda (25) pela vereadora Amanda Gondim (PDT), alertando sobre o problema. Conforme noticiado pelo Diário, o consumo de água aumentou consideravelmente em Uberlândia nos últimos dias. No domingo (24), por exemplo, o gasto por habitante chegou a 314,44 litros, um número quase três vezes maior do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que orienta o uso diário de 110 litros por pessoa. Em razão disso, vários moradores relataram o desabastecimento do recurso no fim de semana.

Em relação ao desabastecimento em algumas regiões, o Procon Estadual informou que vai instaurar uma investigação preliminar contra o Dmae e a Prefeitura de Uberlândia. O órgão também recomendou que, se for necessário, o Dmae utilize caminhões pipas para os bairros com populações não vulneráveis para normalizar o abastecimento.

O órgão também recomendou a criação de uma campanha pública incentivando o racionamento de água potável, atribuindo até mesmo eventuais descontos tributários para quem economizar maiores quantidades do líquido. Outro pedido é que sejam disponibilizados nos portais de transparência da Prefeitura e Dmae os estoques atuais e diários de água potável, alertando sobre o consumo sustentável.

O desconto nas faturas de serviço dos dias ou dos picos em que a prestação de serviço teve descontinuidade também é uma recomendação do promotor Fernando Henrique Martins.

Por meio de nota, o Dmae esclareceu que já está adotando medidas para solucionar o problema. Confira o posicionamento na íntegra:


"O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que já recebeu a notificação oficial do Procon Estadual e que a mesma vem de encontro com todas ações que estão sendo tomadas desde o início da onda de calor. Informa ainda que estão sendo realizadas manobras hídricas para priorizar os setores mais afetados, disponibilizando caminhões pipas para moradores e instituições como escolas e órgãos de saúde e também acelerando obras de extensão de rede que já estão em andamento desde o início do ano.

O Dmae informa ainda que, devido ao altíssimo consumo de água registrado em Uberlândia nos últimos dias, chegando a uma média de consumo diário 170% maior do que o recomendado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), alguns bairros da cidade sofreram com falta de água no último fim de semana, especialmente aqueles que mais cresceram nos últimos anos.

Por fim, solicita a colaboração de toda a sociedade nesse período para que utilizem água de forma consciente e evitem, a todo custo, o desperdício."


*Texto atualizado às 10h04 para acréscimo de informações. 

VEJA TAMBÉM:

Calor aumenta consumo de água em Uberlândia; gasto diário é três vezes maior que o recomendado


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90