Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/09/2023 às 18h01min - Atualizada em 25/09/2023 às 18h01min

Calor aumenta consumo de água em Uberlândia; gasto diário é três vezes maior que o recomendado

Neste domingo (24), cidade registrou consumo de 314,44 litros por habitante; moradores de diversas regiões relataram desabastecimento no fim de semana

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Desde a última sexta-feira (22), Dmae registrou uma elevação de quase 15% na demanda | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A onda de calor que atinge a cidade de Uberlândia impactou o consumo de água nos últimos dias. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), neste domingo (24), o gasto por habitante chegou a 314,44 litros, um número quase três vezes maior do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que orienta o uso diário de 110 litros por pessoa. Em razão do aumento do consumo médio, moradores de diversos bairros relataram desabastecimento do recurso no fim de semana. 

 

Conforme dito pelo diretor-geral do Dmae, Renato Machado de Rezende, a elevação repentina do uso hídrico surpreende. Desde a última sexta-feira (22), a autarquia registrou uma elevação de quase 15% na demanda.  

 

“O aumento do consumo sempre acontece em alguns meses, com uma variação mínima, que é normal. Principalmente nessas épocas de calor e secas. Mas, nunca aconteceu nessa proporção, o aumento do consumo exigiu além do suportado em algumas partes do sistema de distribuição”, contou. 

 

O levantamento aponta ainda que na quinta-feira (21), a cidade registrou o consumo de 285,19 litros de água por pessoa. No dia seguinte, a quantidade subiu para 303,84 litros. Já no sábado (23), o uso diário ficou em 301,11 litros. A média de consumo nos últimos cinco dias foi de 301,51 litros, cerca de 170% a mais que o recomendado por pessoa.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

Devido ao aumento repentino, algumas regiões do município ficaram sem água. Ao Diário, moradores relataram falta de abastecimento nos bairros Mansour, Residencial Pequis, Jardim Célia e Jardim Maanaim. 

 

O diretor-geral explica que a escassez, principalmente nos setores oeste e  central-oeste, ocorreram porque a demanda ultrapassou a capacidade máxima de distribuição da adutora Santo Inácio, que abastece as regiões. 

 

“A adutora não havia sido dimensionada para um consumo desse tamanho, ela suporta uma média de até cerca de 270 litros por habitante. Porém, estamos fazendo algumas atualizações do sistema de distribuição em alguns horários, para priorizar as regiões mais altas da rede, para que o abastecimento não seja consumido totalmente nas regiões mais baixas e chegue a esses locais”, enfatizou.

 

Renato Machado afirmou ainda que não há riscos em relação aos níveis dos reservatórios de água da cidade. Segundo ele, não haverá necessidade de racionamentos e a distribuição logo será normalizada. “O Dmae consegue fazer 4.000 metros cúbicos de água por segundo, enquanto a necessidade do município é de apenas 3.300m³”.

 

Por fim, o representante da autarquia ressalta sobre a importância de preservar a água e orienta que as pessoas não exagerem nos gastos, de modo a evitar sobrecarga na rede e garantir que o recurso chegue a todos os habitantes. 

 

OUTROS DADOS
De janeiro a setembro de 2021, o Dmae registrou um gasto médio de 232,4 litros diários de água por habitante. No mesmo período do ano de 2022, a quantidade subiu para 258,19 litros. Em 2023, de janeiro a 24 de setembro, a cidade teve um consumo médio diário de 257, 97 litros por pessoa.

 

De acordo com a autarquia, em todos os anos, o mês que apresentou o maior consumo do recurso foi setembro. Em 2021, foram utilizados uma média de 272,28 litros diários por pessoa durante o período. 

 

Em setembro de 2022, foram 265,45 litros por pessoa. Já neste ano, foi registrada uma média de 277,45 litros por habitante, sendo uma quantidade 4,5% maior.



VEJA TAMBÉM:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90