Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2023 às 17h21min - Atualizada em 22/08/2023 às 17h21min

Procon interdita empresas suspeitas de conceder empréstimos irregulares e com juros abusivos em Uberlândia

Estabelecimentos localizados no Centro foram fechados na tarde desta terça-feira (22)

BRUNA MERLIN | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
De acordo com o Procon, as empresas não têm autorização para atuar no mercado financeiro | Foto: Reprodução/Google Street View

O Procon de Uberlândia interditou, na tarde desta terça-feira (22), as empresas Cash Cred e MP Empréstimo, localizadas no Centro da cidade, investigadas por conceder empréstimos de forma irregular e com juros abusivos. A ação ocorreu durante uma operação de fiscalização em conjunto com a Polícia Civil, Receita Estadual e Prefeitura de Uberlândia. 

Segundo o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, as empresas não têm autorização para atuar no mercado financeiro. “Elas fazem empréstimos através de cartão de crédito. É como se o consumidor tivesse passando o cartão para comprar um produto, mas ele recebe dinheiro e as taxas de juros são altíssimas, que são divididas em parcelas”, explicou.

Além disso, os estabelecimentos utilizam propagandas chamativas e enganosas para atrair os clientes que passam por dificuldades financeiras, sem fornecer informações claras sobre as taxas cobradas. “Essa operação iniciou em maio deste ano e já interditamos outras duas empresas que atuavam desta forma na cidade”, complementou Egmar.

Ainda de acordo com o superintendente, cada órgão que participou da ação ficará responsável por investigar possíveis crimes cometidos pelas empresas. Após as apurações, os estabelecimentos podem ser permanentemente interditados e os responsáveis podem ser autuados administrativamente. 

“A Polícia Civil irá verificar se há crime de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e outros. A Receita fica responsável por apurar se existe sonegação de impostos e a Prefeitura de Uberlândia verifica os alvarás de funcionamento, de acordo com as legislações”, finalizou. 

O Diário de Uberlândia tentou contato com a Cash Cred e MP Empréstimo para solicitar um posicionamento sobre a situação, mas as ligações não foram atendidas.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90