Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 15/08/2023 às 08h00min

Nossa Senhora da Abadia: veja como surgiu a celebração e a tradicional caminhada que mobiliza milhares de fiéis à Romaria

Festividade acontece nesta terça-feira (15), cidades têm programações de missas; confira.

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Milhares de católicos se reúnem em Romaria nesta terça-feira (15) para expressar sua devoção e religiosidade ao Dia de Nossa Senhora da Abadia. Este é o primeiro ano em que a celebração acontece com a elevação do Santuário à Basílica, porém a tradição na região, que atrai multidões de fiéis, já conta com mais de 150 anos.

O percurso de quase 90 km de Uberlândia até Romaria marca um momento único para os romeiros, peregrinos que na caminhada de fé são motivados por promessas e agradecimentos. 


Aos 51 anos, o mestre de obras Edvaldo Alves, de 51 anos, realiza o trajeto desde 2015. A primeira peregrinação foi em favor da saúde de uma amiga que estava doente na época. Para ele, chegar aos pés da Santa é uma forma de expressar a gratidão e o hábito se repete a cada ano. Em 2017, ele consolidou a tradição, realizando o percurso carregando uma cruz de aproximadamente 60 kg.

“Foi um momento em que estava Deus, minha santa e eu. Eu coloquei na minha mente que conseguiria, por eles. Tinha horas que eu ficava sem forças e aquela cruz parecia ter 500kg, já em outros eu ia me entregando por completo e ficava leve, como se tivesse 100g. Eu a deixei lá, mas eu faria tudo de novo. Vou, busco e levaria de novo”, contou. 

Esta emoção também é partilhada pelo mecânico Deyvid Souza, de 31 anos. A primeira caminhada até Romaria aconteceu em 2017. No primeiro momento, o objetivo era vivenciar o momento com Deus e agradecer a Nossa Senhora da Abadia. Porém, com um fatídico acidente em 2019, ele não conseguiu retornar para fazer o trajeto, retomando a trajetória espiritual em 2022 e agora em 2023, como agradecimento pela vida.

 “Eu não faço promessas porque quero isso ou aquilo, para mim a oportunidade de estar vivo já é meu motivo para agradecer. É uma caminhada que eu quero sempre fazer que puder. Quando a gente está lá andando, não tem explicação, é um momento de dor, dificuldade, mas de gratidão e espiritualidade, você reflete, repensa sua vida e enxerga os bons e como devemos agradecer, ter valor pela vida. Tem um momento que nunca me esqueço: estava em uma subida, muito cansado e desgastado. Mas quando eu vi a imagem de Nossa Senhora da Abadia passando, eu me enchi de força e consegui chegar lá. A fé me motivou”, lembrou.


HISTÓRIA CENTENÁRIA
O início da celebração data no século XI, a partir do surgimento da imagem da Virgem Maria nas Montanhas do Bouro, em Portugal. Os monges se depararam com a imagem sacra em uma gruta e a abrigaram em sua abadia.

A partir desse momento, com a história do achado se espalhando, a imagem passou a atrair diversas pessoas e fortificou o culto e a religiosidade à Nossa Senhora, como explica o Padre José de Anchieta, pároco do Santuário Nossa Senhora da Abadia de Uberlândia. 

“As pessoas falavam, ‘vamos lá ver Nossa Senhora na abadia?’”. E aí, como tradição, foi pegando ao longo dos anos e já chegou para nós como a ‘Nossa Senhora da Abadia. O nome pegou porque, justamente, abadia também significa a ‘casa de Deus”, afirma.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Muitos anos depois, com a vinda de emigrantes de Portugal para o Brasil, a tradição e louvor também acompanhou os devotos. Mas, a chegada dos primeiros fiéis que deram origem à celebração não ocorreu em Romaria, mas, na verdade, em Moquém, em Goiás, conforme conta o Padre Márcio Ruback.  

“Essas pessoas vieram em buscas de oportunidades e melhora de vida, com a forte história do garimpo e pedras preciosas na região. Mas, o Rio Bagagem tinha muito diamante e acabou chamando a atenção de alguns desses que, ao virem para Romaria, também trouxeram consigo imagens de Nossa Senhora da Abadia. Até então era uma coisa pessoal, mas fizeram uma promessa de que, se não fossem convocados para a Guerra do Paraguai, iriam construir uma capela em agradecimento a Nossa Senhora aqui. E foi dito e feito, veio a primeira capela, que depois se ampliou para uma igreja e anos depois se transformou em um santuário. Assim foi se espalhando também, ao longo dos anos, a tradição na região do Triângulo”, contou.

Em 2023, com a elevação do Santuário à Basílica, o Pe. Anchieta diz que a celebração e o movimento dos fiéis deve ser mais intenso que no ano passado, até mesmo devido ao comparecimento daqueles que ainda se resguardavam por conta da pandemia.

“Viemos com uma novena de preparação em todas as igrejas que tem Nossa Senhora da Abadia como padroeira e o movimento está maior, no fim de semana e principalmente amanhã. Até quem tem mais idade, que não pode ir à Romaria, está fazendo um percurso pessoal. Estão saindo de suas casas e vindo a pé, a sua maneira. As pessoas estão comparecendo lá, aqui e nas demais, pela fé e pelo amor”, complementou.

Conforme o padre, além do momento de religiosidade, há também o quesito social, em que as diferentes histórias, agradecimentos e dores se encontram em meio à celebração e à tradição de vários anos.

PROGRAMAÇÃO
A programação que vem sendo realizada desde o início de agosto chega em seu momento final de celebração nesta terça-feira (15). Confira a programação que acontecerá em Uberlândia e Romaria.

ROMARIA:
15 de agosto


0h, 2h, 4h, 5h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30 – Missas no Santuário
6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h e 13h30 – Missas no oratório do Beato Eustáquio
16h – Momento de louvor no Trono da Coroação
17h – Celebração Eucarística Solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Abadia, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto – Arcebispo Metropolitano de Uberaba; procissão luminosa e coroação da imagem de Nossa Senhora da Abadia, pela Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Estrela do Sul. Em seguida, encenação da subida de Nossa Senhora ao céu e queima de fogos

UBERLÂNDIA
Dia 15 de agosto

06h – Missa dos Romeiros: Padre Gabriel
07h30 – Missa com a Romaria da Paróquia São Sebastião: Frei Sebastião
09h – Missa com a Romaria da Paróquia Medalha Milagrosa: Padre Flávio
10h30 – Missa com a Romaria da Pastoral Familiar – Dom Paulo Francisco
12h – Missa com a Romaria do Apostolado da Oração: Padre Luís Carlos
13h30 – Missa com a Romaria da Mãe Peregrina: Padre Juvandir
15h- Missa com a Romaria da Legião de Maria: Padre Júnior
16h30 – Missa com a Romaria da Paróquia N. Sra. de Guadalupe: Padre Jonas
18h – Missa com a Romaria da Paróquia São Benedito – Padre Joaquim
19h30 – Missa Solene de encerramento da Festa, em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata da Paróquia: Padre Anchieta e concelebrantes
Após a Missa Solene: Procissão e Coroação de Nossa Senhora da Abadia


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90