Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/05/2023 às 14h12min - Atualizada em 17/05/2023 às 14h12min

Papa concede título de Basílica ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria

Concessão intensifica vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Importância histórica, artística e cultural para cidade ou região é um dos pontos analisados na concessão do reconhecimento I Foto: Divulgação/Arquidiocese de Uberaba

O Papa Francisco concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, localizado na cidade de Romaria, a aproximadamente 90 km de Uberlândia. O reconhecimento confere à igreja um status internacional e ligação direta ao Papa. Com a decisão, a Arquidiocese de Uberaba passa a ter três basílicas: uma em Sacramento, uma em Uberaba e agora, também em Romaria.

O título honorífico de Basílica é concedido a igrejas, em diversos países do mundo, por motivos como veneração dos cristãos, importância histórica, artística e cultural para cidade ou região, beleza artística na arquitetura e decoração, centro de ação litúrgica e formação para os fiéis e lugar de peregrinação e indulgência.

O pedido foi feito pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto em 2019 e foi aceito este ano, intensificando o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de ser exemplo e testemunho de fé, promovendo um centro particular de ação litúrgica e pastoral na Arquidiocese, e na cidade de Romaria.

Basílica, em grego basileos, significava “casa do Rei”. O termo foi adaptado para o lugar onde se celebra a eucaristia. O que muda é que agora, com o título de Basílica, o Santuário deve ser um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação, e deve propagar os documentos papais e da Santa Sé. O próximo passo é preparar toda a liturgia, o cerimonial, convites e celebração eucarística para a instalação, que ainda não tem data marcada.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Caminhoneiro tenta evitar acidente, sai da pista e tomba carreta na BR-050, em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90