Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 05/08/2023 às 12h00min

Dia dos Pais: 66% dos consumidores de Uberlândia pretendem ir às compras neste ano

Intenção de compra é quase 10% maior se comparado com o último ano, aponta pesquisa da CDL

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Lojista de Uberlândia espera aumento de até 50% nas vendas | Foto: Arquivo Pessoal
O Dia dos Pais, uma das datas mais especiais do segundo semestre, promete aquecer o comércio de Uberlândia. Conforme um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), 66,7% dos consumidores da cidade pretendem comprar presentes, um aumento de 9,1% na intenção de compra deste ano, se comparado com a mesma época de 2022.

A gerente de Solução e Negócios da CDL, Renata Barbosa, afirmou que a data comemorativa é uma das mais esperadas pelos lojistas. Além de simbólica, traz muito movimento, tanto para os consumidores como para lojistas.

“Esse aumento da intenção de consumo representa o início de uma estabilização do mercado, não plena, mas tende a demonstrar essa reorganização financeira dos consumidores ainda após a pandemia da covid-19. E estamos buscando auxiliar as lojas e o mercado ao todo para estarmos prontos para receber os clientes, estamos dando dicas, orientações e promoções em parceria com CDL para poderem fomentar também as vendas nas lojas locais. Estamos em contato e apoio com mais de 400 lojas”, conta.

O aumento da procura por presentes é esperado pelo Ricardo Costa, proprietário da Ávila Moda Masculina. Segundo o comerciante, a expectativa é de que seja registrado um acréscimo de até 50% nas vendas.

“Estamos otimistas para esse fim de semana e os próximos dias, acreditamos que as pessoas vão começar a sair em busca desses presentes”, disse.

Buscando estimular as vendas, o lojista preparou uma estratégia e separou cerca de 300 peças do estoque para serem vendidas com um preço promocional. Além disso, para facilitar as compras dos clientes, o estabelecimento está realizando o atendimento de forma física e online.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

INTENÇÃO DE COMPRA
Ainda de acordo com o comerciante, até o momento,  os produtos mais procurados na loja são camisetas, cintos e carteiras. O relato de Ricardo Costa vai de encontro com os dados fornecidos pelo CDL, que apontou que 43,2% dos clientes devem comprar itens de vestimenta. Além disso, 18,2% dos entrevistados devem buscar por calçados, 15,9% por perfumes e cosméticos e 15,9%  com peças de decoração ou utilidades.

Em relação ao gasto médio com presentes, 45,5% dos consumidores devem investir entre R$100 a R$200, 40,9% estipulam um gasto de até R$100 e apenas 13,6% pretendem desembolsar acima de R$200.

Sobre onde as compras serão realizadas, 47,7% dos clientes afirmaram que comprarão nas lojas físicas, localizadas na região central da cidade, outros 29,5% visitarão lojas físicas de outros bairros e 22,8% preferem fazer compras online.

O levantamento da CDL também aponta quais são os principais diferenciais competitivos levados em conta na hora das compras. Segundo os dados, 47,7% dos entrevistados procuram por descontos e promoções, 27,3% preferem um grande mix de produtos/serviços, 13,6% valorizam um atendimento personalizado e 11,4% não abrem mão de uma compra por meio do parcelamento.

Além disso, há também quem deseja expressar o carinho por meio de uma atividade e tempo de qualidade. Mais de 54% das pessoas afirmaram que devem fazer algum tipo de programa especial na data. Os dois mais citados foram almoço ou jantares preparados em casa (44%) e outros irão realizar refeições em restaurantes (40%).

A BUSCA PELOS PRESENTES
A publicitária Letícia de Melo, de 27 anos, é uma das pessoas que já está se programando para surpreender o pai, o Carlos Roberto de Paulo, de 60 anos. Ela mora em Uberlândia e não vê o pai, que mora em Cristalina (GO), há um mês. Segundo ela, a necessidade de compra de um presente já está na lista de coisas a serem resolvidas nessa semana que antecipa a data.

“Tem um mês que não vejo meus pais, porque trabalho muito no fim de semana. Eu ainda não comprei o presente, mas já estou pensando em algumas coisas, como uma camisa, blusa, calça ou um tênis. Não tem erro esse tipo de presente, né? Não é tão caro, é fácil de acertar e eu sei que ele pode gostar”, contou.



Já a estudante Letícia Leal, de 24 anos, pretende variar ainda mais um pouco no tipo de presente. A graduanda em educação física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pensa em apostar em algo mais moderno, como produtos eletrônicos.

“Estou pensando em talvez comprar um fone bluetooth de até R$200, meu pai adora ouvir música. Eu ainda tô olhando o presente, na verdade, continuo em dúvida, mas já estou vendo pela internet. Mas, qualquer coisa, se ficar em cima da hora, eu vou olhar no comércio aqui da região”, disse.  

REFORÇO PARA AS EMPRESAS LOCAIS
As empresas associadas à CDL estão recebendo um reforço adicional para impulsionar suas vendas. Com a  2ª edição da campanha "Presente da Sorte", os estabelecimentos participantes irão sortear prêmios que somam mais de R$ 100 mil em valor. Além de beneficiar os clientes, a campanha também pretende motivar as equipes de vendas e promover um atendimento de alta qualidade.

Os prêmios incluem vales-compras instantâneos que podem chegar a R$500, convites exclusivos para o Tangará Park Club e até mesmo um carro HB20 0km.

Para participar é simples: ao realizar compras a partir de R$50 nas lojas autorizadas, basta cadastrar o número da sorte no aplicativo oficial da CDL Uberlândia, que está disponível para baixar nos dispositivos iOs e Android.


VEJA TAMBÉM:

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90