Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/07/2023 às 11h30min - Atualizada em 12/07/2023 às 11h30min

Moradores que atiraram ovos em congadeiros serão alvo de ação judicial, em Uberlândia

Grupo se reuniu com integrantes da OAB e da Secretaria Municipal de Cultura nesta terça-feira (11); Polícia Civil investiga o caso

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Grupo de congadeiros celebrava abertura do Congado quando foram atacados no último domingo (9) I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

Integrantes da Irmandade do Rosário se reuniram, na noite desta terça (11), para tratar das providências a serem tomadas com relação às agressões sofridas por congadeiros no último domingo (9), no Centro de Uberlândia. Na ocasião, um grupo que participava da celebração de abertura da Festa do Congado foi atacado por moradores de um prédio na Rua Professor Pedro Bernardo. Os residentes atiraram ovos contra os participantes durante a cerimônia.

Além da Irmandade, o encontro contou com a presença do terno Estrela Guia, o capelão da Igreja do Rosário, da Secretaria Municipal de Cultura e de membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia. Dentre as deliberações, ficou decidido que será movida uma ação judicial contra os agressores envolvidos no incidente. Além disso, o grupo de congadeiros prepara um ato público de manifestação de repúdio ao ocorrido, com o objetivo de fortalecer a importância histórica, cultural e religiosa do Congado.

De acordo com Iara Aparecida, do Moçambique Estrela Guia, o grupo de congadeiros vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC), que já investiga o caso. Em conversa com a produção, ela afirmou que vai entrar com um processo contra uma moradora do prédio, que gravou um vídeo nas redes sociais após o ocorrido. Na gravação, ela diz que "na próxima vez não vai ter ovada não, vai ter coisa pior".

"Ainda não descobrimos uma pessoa, e por isso vamos abrir processo contra todos. Contra o prédio, contra o condomínio, contra essa mulher que fez o vídeo e contra o síndico. É obrigação do síndico procurar saber quem foi, se não vai ser todo mundo chamado. Vamos liderar firme essa bandeira pelo Congado de Uberlândia, de Minas Gerais e do Brasil. Estamos na Igreja do Rosário há 146 anos, antes da criação dos prédios. Eles têm que respeitar a gente. Não vamos aguardar calados, queremos uma resposta", disse Iara.

Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de representação junto às autoridades da cidade para solicitar a implementação de medidas de segurança que protejam a livre manifestação cultural e religiosa durante os festejos do Congado. A preocupação com a preservação dessa tradição e a garantia de um ambiente seguro para sua celebração foram destacadas pelos presentes.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Participantes do Congado são atacados com ovos por moradores de condomínio durante celebração em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90