Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/07/2023 às 10h40min - Atualizada em 10/07/2023 às 10h40min

Participantes do Congado são atacados com ovos por moradores de condomínio durante celebração em Uberlândia

Caso aconteceu no Centro da cidade neste domingo (9); responsáveis ainda não foram identificados

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cerca de 400 pessoas participavam da festividade no momento da ocorrência I Foto: Reprodução/Instagram

Um grupo de congadeiros que participava da celebração de abertura da Festa do Congado, em Uberlândia, foi atacado por moradores de um prédio localizado na Rua Professor Pedro Bernardo, no Centro. Os residentes atiraram ovos contra os participantes durante a cerimônia, que aconteceu na noite deste domingo (9). 

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 400 pessoas participavam da celebração, incluindo homens, mulheres e crianças. Ao passarem na frente do condomínio, os congadeiros foram atingidos por pessoas que atiraram ovos do alto do edifício. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Militar, mas até o momento nenhum dos responsáveis foi identificado. 

Em nota, a Irmandade do Rosário lamentou o fato, ocorrido justamente na data em que é celebrado o início da Festa do Congado. "O terno Moçambique Estrela Guia deixava o Largo do Rosário após o fim de nossa alegre cerimônia da Bandeira do Aviso. Evento que marca a abertura do calendário de eventos da Festa do Congado que vai até outubro. Na rua, após a celebração, nossos irmãos foram atacados com ovos jogados da sacada de um condomínio de apartamentos", diz o comunicado.

Confira a nota da Irmandade na íntegra:

"Lamentamos que ainda hoje, em 2023, em uma festa e tradição que duram 146 anos, nossos irmãos sejam submetidos a uma situação vexatória e humilhante como essa.

O Congado é um destaque de Uberlândia para o Brasil. Um orgulho da cidade pelo tamanho, história e relevância da festa que celebra com alegria a fé apesar do passado de luta negra contra a escravidão. Inadmissível que ainda hoje manifestações como essa ocorram em uma cidade que precisar e quer preserva sua história, cultura e tradições.

A Irmandade do Rosário e seus ternos ocupam o Largo do Rosário e as ruas de Uberlândia há mais de um século. Nossas festas atraem fiéis, turistas, pesquisadores e plateias interessadas no ritmo, nas cores, nas histórias de luta e em nossa fé. Por tudo isso gera renda e contribui também com toda a dinâmica econômica da cidade.

Esperamos que os responsáveis pela ação vergonhosa sejam identificados e punidos de acordo com a lei. E que atos como esse continuem no passado e não no futuro de uma cidade que se quer rica economicamente e culturalmente. Ao Terno Estrela Guia e suas centenas de integrantes a solidariedade de todos os irmãos congadeiros."

 

Também por meio de nota, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo manifestou repúdio pelo episódio.

"Patrimônio imaterial, histórico e cultural de Uberlândia, a Festa do Congado é um momento de profunda alegria e confraternização para a cidade e não pode ser manchada por atos que ferem direitos e pessoas. A Secretaria reforça a importância do caso ser devidamente apurado pelas autoridades competentes para esclarecimento e punição dos responsáveis, bem como para que situações como essa não se repitam", destacou o Município.


*Matéria atualizada às 14h20 para acréscimo de informações. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Ex-vereador e superintendente do Ipremu, André Goulart, é preso por embriaguez ao volante em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90