Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/05/2023 às 15h42min - Atualizada em 25/05/2023 às 15h42min

Ibama identifica desmatamento de 25 hectares em área de Mata Atlântica, às margens do Rio Araguari

Cerca de 80m³ de madeira foram apreendidos durante a operação

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Agentes do Ibama encontraram uma serraria móvel e outra ferramentas para a poda das árvores | Foto: Ibama/Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou um esquema de desmatamento em uma área de Mata Atlântica, às margens do Rio Araguari, no Triângulo Mineiro. Cerca de 80 m³ de madeira foram apreendidos.

Segundo o chefe da unidade do Ibama em Uberlândia, Rodrigo Herles, o instituto recebeu uma denúncia anônima na última terça-feira (23) relatando o fato. Ao verificar o local indicado, que se trata de uma propriedade privada, foi encontrado uma serraria móvel e outra ferramentas para a poda das árvores.

“Não é uma prática comum na região e não foi uma ação amadora, pois tinha muita madeira. Eles estavam fazendo uma extração seletiva, quando tiram parte das madeiras mais novas”, explicou. 

Ainda de acordo com o representante do Instituto, foram aproximadamente 25 hectares de área explorada, o equivalente a 35 campos de futebol. 

O proprietário da área já foi identificado e uma investigação foi aberta para apurar a situação e responsabilizar os envolvidos no esquema de crime ambiental. “Estimamos que os autores sejam multados em até R$ 300 mil, considerando o tamanho da área e por ser Mata Atlântica”, disse Rodrigo Herles.

*Matéria atualizada às 16h27 para acréscimo de informações.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90