Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/01/2023 às 14h10min - Atualizada em 24/01/2023 às 14h10min

Academias de Uberlândia registram aumento de até 40% no número de matrículas

Busca por uma vida mais saudável também reflete na procura por produtos fitness, como os suplementos

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Acompanhamento profissional é importante para manter prática de exercícios físicos e dietas | Foto: Arquivo Diário

Passado o período de festas de fim de ano, muitas pessoas começam a buscar por uma vida mais saudável, incluindo dietas e exercícios físicos diários. Com isso, a procura reflete diretamente no número de novos alunos em academias. Um levantamento feito pelo Diário de Uberlândia com sete estabelecimentos da cidade mostra que o crescimento no número de matrículas chega a 40%.

A funcionária da Lion Gym Fitness Center, Francielly Cristina Moura Neves, informou que o aumento na procura acontece desde dezembro do ano passado. Para janeiro deste ano, a expectativa era que 30 novos alunos fechassem matrículas, mas a meta já foi superada antes do mês acabar. 

“A maior busca é para fortalecimento, perda de peso e pela questão de saúde. É uma crescente desde 2022, muito por conta da pandemia da covid-19. Mas normalmente janeiro e fevereiro tem um aumento de alunos. Todo mundo ganha peso no Natal e Ano Novo, e querem perder para o Carnaval, né? Até hoje, 35 já se matricularam e a expectativa é de que venham mais”.

Entre os alunos que buscam a academia, grande parte, segundo Francielly, é de jovens que querem perder peso rápido por causa do Carnaval e, em seguida, muitos deixam as atividades. “Uns 10% deixam de fazer as atividades após o Carnaval”. 

E para tentar manter a frequência dos alunos, a academia sempre trabalha com atendimento especializado em seus setores. “A gente preza muito pelo bom atendimento, desde a portaria até os instrutores. Não adianta a pessoa vir, matricular, o instrutor ajuda e depois não ajuda mais. Atualmente, são cerca de 630 alunos, metade é de pessoas que querem muita massa muscular e a outra metade é quem busca saúde”.

Aos 23 anos, a jornalista Beatriz Evaristo convive desde pequena com o risco da obesidade. Aos 10 anos, estava na fase 1 da doença, quando começou a praticar esportes. A chegada da pandemia da covid-19 afetou a jovem, que se afastou de vez dos exercícios físicos e começou a sofrer novamente com a obesidade. 

Contudo, Beatriz decidiu mudar a rotina e melhorar a qualidade de vida neste ano. Ela já procurou uma academia e está fazendo acompanhamento com uma nutricionista. 

“Meu estilo de vida vai mudar porque não era prioridade, mas agora se tornou. Eu procurei ajuda de uma nutricionista para auxiliar na alimentação, com os problemas que tenho, gosto muito de doce, todos os aspectos para melhorar minha aparência, relação comigo mesma e, principalmente, minha saúde. Estou entrando no grau de obesidade 1. Com 23 anos é perigoso. Se conseguir parar agora e reverter esse quadro, é muito melhor do que deixar lá pra frente e ter que se esforçar ainda mais”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

SUPLEMENTAÇÃO
Com o aumento de alunos nas academias, outro mercado que acompanha este ritmo é o de suplementação. Em Uberlândia, diversas lojas que vendem suplementos alimentares comemoram os resultados.

O proprietário da Alpha Suplementos, Wesley Nascimento, diz que o aumento das vendas foi de 25% em relação a meses anteriores. “Tem os aventureiros do Carnaval e quem chutou o balde no fim de ano. Mas o mercado já tem se voltado bem para os que mantêm e fazem uso contínuo”.

Segundo Wesley, a suplementação está cada vez mais presente na vida das pessoas que buscam qualidade de vida através do esporte. “Mesmo antes da pandemia, as pessoas começaram a ter mais acesso às informações, estudos mais elaborados e, claro, as marcas começaram a investir mais em marketing, mostrando os benefícios”.

O empresário reforça que suplemento entra, como o próprio nome diz, para suplementar a alimentação, que às vezes não consegue fornecer todos os nutrientes necessários para quem pratica atividades físicas diárias.

“Os dois produtos que vendem no mercado são o whey e a creatina, que ajudam na recuperação muscular, ganho e volume de massa muscular. O whey é uma fonte de proteína rápida, que dá uma média de 20g a 30g de proteína em uma dose”.

Wesley acredita ainda que o mercado de suplementos deve crescer ainda mais. "As empresas de suplemento estão investindo muito em marketing, hoje temos podcast, vídeos de treinamento, reportagens fazendo o incentivo massivo da prática de atividade física, e o pessoal começa por ‘algum motivo’, mas depois acabam se deparando com o cenário que querem ir um pouco além”.

ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
Um dos passos importantes para a prática de atividades físicas de maneira segura é a procura de um acompanhamento profissional.  De acordo com o personal trainer, Júlio Natal, a busca pelo auxílio tem aumentado desde o fim da pandemia e segue até os dias atuais.

“Quem me procura mais são pessoas que querem manter ou promover a saúde, além de buscar estética, composição corporal e melhorar a forma do corpo”, disse.

O personal reforça que, independentemente do exercício, o aluno tem que passar por alguns procedimentos, como as avaliações da parte física e funcional. “Podemos determinar algumas doenças crônicas ou funcionais, ou seja, limitação articular, muscular e óssea. Isso tudo pode influenciar no programa de treinamento. Tendo um respaldo do aluno, podemos trabalhar com segurança e eficiência. Estamos mexendo com humanos e precisamos ter uma atenção a mais sobre isso”.

Sobre a prática, Júlio diz que é analisado, também, o objetivo que cada aluno busca na academia e que mitos, como aqueles que muito peso acelera o processo, acaba atrapalhando os trabalhos. “Logicamente que, se a pessoa tiver uma aptidão física suficiente e uma adaptação perante todas as fases, a carga é muito importante. Mas até lá, tem um chão a percorrer. Não é do dia pra noite. Levamos um tempo para ter resultados permanentes. Paciência e persistência são as palavras-chave para quem vai ingressar na musculação”.

Outro profissional que tem sido bastante procurado por praticantes de atividades físicas é o nutricionista, responsável pela reeducação alimentar dessas pessoas. Segundo Verônica Lima, o começo do ano vem carregado de promessas relacionadas às melhorias nos hábitos e mudança no estilo de vida.

“Esse espírito de renovação faz a procura pelo acompanhamento nutricional aumentar, muitas pessoas aproveitam a motivação do ano novo para colocar em prática novos hábitos, e isso é muito positivo”.  

Verônica diz que o emagrecimento é um dos principais objetivos que levam as pessoas a buscar uma consulta nutricional, mas tem ficado mais evidente que esse processo deve ser resultado da mudança constante de hábitos e não de projetos momentâneos. 

E o perfil das pessoas que mais procuram a mudança de hábito alimentar, são mulheres que não conseguiram alcançar ou manter o resultado do emagrecimento em outros processos ou estão recomeçando. 

“A motivação tem sido pela qualidade de vida, e é bom perceber essa mudança em prol do cuidado com a saúde, seja por já possuir algum comprometimento na saúde, ou quando se dão conta da limitação e desconforto dos maus hábitos. Noto que as pessoas querem viver mais e mais saudáveis, e isso é bom”. 

Por fim, a profissional aconselha que as pessoas comecem e reconheçam os pontos do dia a dia que precisam ser adequados e melhorados. “Apenas comece, faça uma autoavaliação e questione quais hábitos deseja mudar, liste quais mudanças são possíveis fazer hoje, estabeleça metas realistas com passo a passo do que é possível incluir e manter na rotina, evite comparações e respeite o seu processo de mudança”.


VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90