Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/12/2022 às 14h37min - Atualizada em 05/12/2022 às 14h37min

Em Uberlândia: policiais militares passam a usar câmeras nas fardas

Nona região de Polícia Militar recebeu 48 equipamentos, que serão utilizados em turnos alternados

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Investimento a nível estadual é de R$ 2,4 milhões I Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

A 9ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Uberlândia, recebeu do governo do Estado 48 Câmeras Operacionais Portáteis (COP). Os equipamentos deverão ser utilizados nas fardas dos militares durante as ações de policiamento na cidade. A previsão, de acordo com o Estado, é que a implantação da tecnologia seja efetivada até a próxima quinta (8).

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A novidade já havia sido adiantada no fim de novembro pelo secretário-geral do Estado, Professor Mateus, durante a realização da segunda edição da Feira de Inovação Tecnológica, em Belo Horizonte. Em comemoração aos 25 anos da 9ª RPM em Uberlândia, no último dia 24, o tema também havia sido abordado.

A nível estadual, são mais de 1 mil equipamentos adquiridos. A previsão é que mais de 4 mil policiais de todas as regiões do estado façam o uso da tecnologia, em turnos alternados, com o planejamento de distribuição de acordo com as diretrizes definidas pela Polícia Militar de Minas Gerais.
 
"Nos próximos dias, serão mais de 4 mil policiais que estarão nas ruas portando as câmeras, que acompanharão em tempo integral as operações, facilitando a apuração dos crimes. Integrando isso ao Olho Vivo, que é um projeto que ajuda no monitoramento da situação de segurança nas ruas, continuaremos comemorando a redução dos índices de criminalidade em Minas Gerais", afirmou Professor Mateus.

O investimento de R$ 2,4 milhões contempla, além da aquisição das 1.040 câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens das câmeras e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos. As 19 regiões da polícia receberão as câmeras com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.

"A Polícia Militar, ao longo dos 247 anos, se mostra uma instituição aberta à inovação e que se atualiza constantemente. Fizemos um aprofundamento do uso das câmeras e agora a entrega é uma realidade. A ideia é ter uma aquisição continuada e progressiva", adiantou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues.
 
"O equipamento será uma ferramenta que vai complementar a atuação do policial, para que seja prestado um serviço de qualidade à população, além da transparência e da legitimidade que as imagens proporcionarão", completou.
 
Por meio de nota, a 9ª RPM confirmou o recebimento das câmeras e adiantou que os equipamentos estão sendo configurados e tão logo estejam em condições serão distribuídas às unidades para que sejam utilizadas pelos policiais militares na atividade operacional.

 
VEJA TAMBÉM:

PM lança Operação Natalina e reforça segurança em áreas comerciais, em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90