Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2022 às 13h40min - Atualizada em 23/08/2022 às 13h40min

Uberlândia tem mais de mil vagas abertas na área de tecnologia

Apesar do crescimento, mercado ainda enfrenta escassez de profissionais sênior

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Levantamento aponta que área de tecnologia tem déficit anual de 106 mil profissionais de TI I FOTO: PEXELS
Um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estima que, até 2025, a área de tecnologia demande 797 mil novos talentos para o mercado. Apesar de promissor, o crescimento do mercado ainda esbarra em um obstáculo: a falta de profissionais capacitados. A projeção é de um déficit anual de 106 mil profissionais de TI, cerca de 530 mil em cinco anos. Em Uberlândia, a Comunidade Uberhub está divulgando mais de mil vagas abertas por empresas do ramo.
 
Segundo o diretor de operações da Sanfir Negócios e Tecnologia, Fernando Silvério, para driblar a escassez de mão de obra, a saída tem sido investir em capacitação profissional e apostar em vagas de formação. A empresa tem no momento 20 vagas abertas para o ramo de tecnologia, e a tendência é de que a demanda por profissionais aumente ainda mais nos próximos anos. Em conversa com o Diário, Silvério relatou que tem apostado na captação de trabalhadores que tenham realizado cursos básicos na área.
 
“Nós estamos selecionando profissionais para fazermos a formação deles, é uma forma de driblar essa dificuldade. É claro que tem um delay até pegar esse profissional e forma-lo, mas é a forma mais ágil no momento. A tendência é de que a demanda aumente ainda mais e nós precisamos também aumentar a capacitação e número de profissionais nessa área”, disse.
 
Quem também acredita que a formação de novos talentos é a melhor opção no momento é o sócio da Obuc, Diego Beires. Segundo ele, a demanda por profissionais aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, sendo necessária até mesmo a contratação de um profissional de Recursos Humanos (RH) focado exclusivamente para vagas destinadas ao setor de tecnologia, os chamados “tech recruiters”.
 
Atualmente, a Obuc conta com vagas abertas na área de desenvolvimento web e, conforme relatado por Beires, uma das oportunidades já conta com mais de 600 inscrições. Ele conta que encontrar profissionais para vagas trainee, de estágio ou júniores é mais fácil. O grande problema é quando a empresa precisa de um trabalhador pleno ou sênior.
 
“As vagas júniores são mais fáceis de achar candidatos. Hoje tem muita formação gratuita e de qualidade na internet. A gente valoriza a questão da universidade, mas o profissional não precisa necessariamente ter faculdade para trabalhar com alguns frameworks do mercado. Tecnologia demanda estudo, mas não precisa ser um estudo formal. 40% dos nossos colaboradores não têm ensino superior completo na área”, disse.
 
O fato de existirem diversas capacitações e cursos técnicos no ramo tecnológico faz com que o mercado esteja cada vez mais aquecido. Na visão do empresário, é importante apostar na formação profissional de trabalhadores que desejam entrar na área e que possuam algum conhecimento com algumas das tecnologias mais usadas no mercado atual.
 
“Uma pessoa faz um curso de três meses e já consegue começar a programar. A coisa complica um pouco em contratações maiores. O que distingue um pleno de um júnior é a caminhada. O pleno já passou por projetos e dificuldades. Tem uma maturidade mais aflorada e por isso, é mais difícil de achar. As empresas precisam pensar em uma estrutura de capacitação dentro da empresa e estar sempre em treinamento”, detalhou Diego Beires.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
REFERÊNCIA NACIONAL
Um dos líderes da Comunidade Uberhub, Ferdinando Kun explica que o avanço tecnológico contribuiu para o aumento da demanda por profissionais da área de tecnologia. De acordo com ele, a criação de escolas de tecnologia e a existência de cursos de fácil acesso na internet também aumentaram o interesse em ingressar no mercado.


Um dos principais benefícios do setor, na visão de Ferdinando, é a possibilidade de ter acesso a cursos e programação de aceleração de carreira gratuitos. “Várias Edtechs, startups de educação, surgiram com objetivo de diminuir esse deficit de profissionais, elas oferecem capacitações mais focadas, rápidas, utilizando metodologias inovadoras e com abordagens focadas no mercado de trabalho. Temos hoje cursos de aceleração, programas de startups que ensinam o que o profissional realmente precisa aprender para dar seus primeiros passos na carreira de TI”, disse.

 
Assim como Diego Beires, Ferdinando também relatou a dificuldade de encontrar profissionais qualificados em cargos mais elevados. Ele conta que quem ingressa de forma mais simplificada no mercado, é estagiário ou recém-formado também encontra dificuldades devido ao alto nível de procura.
 
Ainda de acordo com Ferdinando Kun, Uberlândia é referência nacional em inovação e tecnologia e conta com eventos e programas gratuitos voltados para a área de tecnologia. Ao Diário, o líder da Uberhub deu dicas para quem deseja mudar de carreira ou ingressar no ramo, que segundo ele, é um dos mais promissores do mundo.
 
“É importante conhecer as empresas e buscar conhecimento. O setor de tecnologia pode ser uma mudança de vida, principalmente para as pessoas mais humildes. Uberlândia é referência nesse cenário, temos empresas que fazem negócios internacionais, com São Paulo e outras cidades, são diversos cases de sucessos. Não é necessário ficar olhando só para fora”, explicou.
 
VAGAS
As mais de mil vagas em Uberlândia estão sendo divulgadas pela Comunidade UberHub, um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo, que reúne mais de 160 players como: empreendedores de tecnologia e inovação, associações, comunidades, incubadoras, empresas, instituições de ensino, startups, investidores, poder público e as instituições de apoio e afins como o Sebrae, Fiemg dentre outras.
 
As oportunidades são voltadas para segmentos de inovação, dados, projetos, vendas, design. As vagas são para modo presencial ou remoto. Algumas empresas também estão ofertando cursos e estágios na área de tecnologia.
 
Todas as vagas podem ser acessadas no
grupo da Comunidade Uberhub, pelo Facebook.


VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90