Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/08/2022 às 08h28min - Atualizada em 10/08/2022 às 08h28min

Operação "Gado Virtual" cumpre mandados de busca e apreensão em Araguari e Estrela do Sul

Ação tem como objetivo combater a sonegação de impostos no setor agropecuário da região

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os trabalhos são conduzidos por uma força-tarefa com apoio do Gaeco I Foto: DIVULGAÇÃO

Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira (10) nas cidades de Araguari e Estrela do Sul, durante a operação "Gado Virtual". A ação tem como objetivo combater a sonegação de impostos no setor de cria, recria, engorda e comercialização de gado bovino.

Os alvos da operação são dois servidores municipais cedidos ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), comerciantes de gado e uma empresa leiloeira das duas cidades. Os trabalhos são conduzidos por uma força-tarefa do Comitê Interestitucional de Recuperação de Ativos (Cira), Ministério Público Estadual (MPE), Receita Estadual e Polícia Militar (PM), com apoio do Grupo de Atuação Especial do Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia.

As investigações apontam que os funcionários municipais com atuação no IMA têm movimentado o estoque de cabeças de gado de produtores rurais, com emissão fraudulenta de notas fiscais e Guias de Trânsito Animal (GTAs), a fim de "esquentar" a venda de animais. Como exemplo, ao longo de 11 meses foram emitidas 21 notas fiscais avulsas eletrônicas em nome de um produtor rural, sem o seu conhecimento. O total movimentado foi de mais de R$ 1,6 milhão, sendo que a movimentação foi feita pelo mesmo computador, cujo IP foi identificado.

Os trabalhos investigativos apontam ainda que os bovinos que constam como propriedade de diversos produtores foram adquiridos em leilão de gado, notadamente em um estabelecimento situado em Estrela do Sul, o que reforça a suspeita que a empresa leiloeira é conivente com a prática de irregularidades fiscais e sanitárias.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Cabo de alta tensão se rompe e provoca incêndio em veículo, em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90