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20/04/2022 às 18h45min - Atualizada em 20/04/2022 às 18h45min

Após 27 anos, obras no Anel Viário Sul em Uberlândia devem finalmente ser concluídas

Governador Romeu Zema anunciou verba de R$ 20 milhões para finalização da estrutura, que interliga Uberlândia, Campo Florido e Prata

DHIEGO BORGES
Trecho vai ligar a BR-050 e as MGCs 497 e 455, que dão acesso a Campo Florido e Prata I Foto: Arquivo Diário
O governador Romeu Zema anunciou no fim da tarde desta quarta (20) que as obras do Anel Viário Sul em Uberlândia, que liga a BR-050 à MGC-497, serão retomadas no início de maio. A construção foi iniciada no ano de 1995 e já perdura por 27 anos.
 
Neste mês, foi homologada uma nova concorrência pública que definirá a empresa responsável pela finalização das obras. De acordo com Zema, 70% dos serviços já foram executados no local, sendo que o Governo de Minas está disponibilizando um orçamento de R$ 20 milhões. “Para que o anel viário sul seja concluído estamos viabilizando cerca de 20 milhões de reais por meio do Provias, o maior pacote de obras rodoviárias da última década. Essa é uma obra que já dura 27 anos e foi abandonada por governos anteriores ao nosso”, afirmou o governador.
 
O estado já havia anunciado uma retomada em maio de 2020, quando o governo de Minas lançou o edital para licitação da empresa que ficaria responsável pela finalização das obras.  Na época, a construtora Sodeste LTDA foi a vencedora da concorrência ao apresentar um orçamento de R$ 11.489.580,21. O prazo máximo para a conclusão do serviço foi estipulado pelo estado para 360 dias a partir da ordem de serviço.
 
O orçamento contemplava uma adequação de um trevo existente, melhoramento da pavimentação e asfaltamento de um trecho de 19 quilômetros na MGC/455, que liga Uberlândia a Campo Florido, além da construção da ponte sobre o Rio Uberabinha, com 84 metros de extensão.
 
Na época, o sócio conselheiro da Sodeste, Artur Siquieroli, disse que não era possível prever por qual etapa as obras seriam iniciadas. “Estamos aguardando uma posição do Estado sobre quais serviços ele deseja executar primeiro e em qual ritmo. Então, ainda não sabemos quanto do contrato será executado neste início. Isso deve ser definido após a primeira reunião e assinatura do contrato”, destacou.
 
A previsão para a conclusão do serviço por parte da construtora era de aproximadamente quatro meses, mas isso dependeria da determinação do Estado e também do período de chuvas, que poderia atrasar algumas etapas.
 
O contrato com a empreiteira acabou sendo assinado somente outubro do mesmo ano, conforme
mostrou reportagem do Diário. Na época, a produção entrou em contato com a construtora, que alegou atraso na execução por causa das chuvas e deu um novo prazo para conclusão, estimado em cinco meses.


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“Devido ao período chuvoso, não conseguimos reiniciar as obras. Nesse intervalo, realizamos as reestruturações dos projetos, já que são obras antigas e que precisavam de uma readequação. Identificamos problemas nas estruturas que já estavam prontas e tivemos que pensar em novas soluções e, assim que as chuvas cessarem, iremos dar início às obras do trecho da [intercessão do Anel Viário com a] MGC-455, que dá acesso à cidade de Campo Florido. Lá, temos que refazer as estruturas de drenagens, que são antigas, terminar o aterro, fazer base e concluir o asfalto. Nossa expectativa é de que todas as obras do Anel Viário Sul sejam finalizadas e entregues à população até o início do mês de setembro” disse o sócio financeiro da construtora Sodeste, Warner Artur Siquerolli.


 
MOTIVO DA PARALISAÇÃO
A produção do Diário de Uberlândia procurou novamente o Departamento de Edificações e Estradas e Rodagem (DER/MG) para saber sobre o motivo da paralisação das obras, uma vez que já havia uma empresa licitada com contrato assinado. Por meio de nota, o órgão informou que, em agosto de 2021, a empresa recebeu ordem de paralisação devido à inadimplência no CAGEF-MG.
 
Disse ainda que, no mês seguinte, a empresa pediu reequilíbrio-econômico financeiro do contrato. A proposta foi recusada, pois não atendeu aos parâmetros legais e o contrato foi encerrado com 77,8% da obra de pavimentação realizada e 38% da ponte.
 
Segundo o departamento, novas licitações já foram realizadas e a retomada dos serviços aguarda a conclusão dos últimos procedimentos administrativos.
 
No local onde deve ser construída a ponte sobre o Rio Uberabinha, parte da estrutura da base já está instalada com vigas de ferro e concreto, entregues em 2018. O restante do trecho aguarda, desde então, por uma desapropriação de chácaras em uma área de aproximadamente 38 mil m² entre a avenida Felipe Bueno Campos e o Rio Uberabinha.
 
Somente para a construção da ponte estão estimados 4,5 milhões de reais. O trecho vai ligar a BR-050 e as MGCs 497 e 455, que dão acesso a Campo Florido e Prata.

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