07/01/2021 às 08h00min - Atualizada em 07/01/2021 às 08h00min

Secretaria de Cultura entrega cartilha sobre patrimônio cultural local

Cartilha tem 70 páginas e está disponível no Portal da Prefeitura

DA REDAÇÃO

Começou a ser distribuída nesta semana a cartilha “Patrimônio Cultural – Que bicho é esse?”. O material, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, é um instrumento de trabalho destinado a professores, alunos, pesquisadores e pessoas da comunidade que se interessam pela temática da história, memória, cultura e patrimônio de Uberlândia.

A cartilha, também disponível no Portal da Prefeitura, é um convite a toda a comunidade para conhecer a história dos bens tombados e registrados na cidade, participando ainda das ações de preservação e valorização destes locais e objetos.

Com mais de 70 páginas, a cartilha foi atualizada e organizada pelas servidoras municipais Ana Paula Rezende Macedo, Maria Clara Tomaz Machado e Valéria Maria Queiroz Cavalcante Lopes. O conteúdo reúne a história do município contada através de mais de 30 bens registrados e tombados abrangendo itens arquitetônicos, naturais ou das tradições culturais. Há também um mapa com informações para visitantes, além de curiosidades históricas.

De acordo com um trecho da cartilha, a falta de conhecimento sobre o que é patrimônio, por que e como preservá-lo talvez seja uma das maiores dificuldades encontradas para garantir a sua proteção.

“A preservação de um bem cultural está diretamente vinculada à importância que a comunidade lhe atribui. Conhecer o patrimônio cultural e apropriar-se dele são caminhos possíveis que viabilizarão a sua proteção, seja através de instrumentos legais como o inventário, tombamento, registro, ou com ações que objetivam a sua promoção e valorização”, diz a cartilha.

A primeira edição do projeto foi disponibilizada em 2007. Já nos anos de 2010 e 2014, o conteúdo se tornou uma revista, atualizada e ampliada. A nova versão tem como objetivo consolidar como material de referência para que professores, alunos e a comunidade em geral possam usufruir do conteúdo, experimentando ações que valorizem a informação e a formação.



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