Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 10/10/2020 às 08h00min

MUnA lança campanha voltada à memória afetiva do público

Objetivo da ação é gerar interlocução entre o museu e seus visitantes

IGOR MARTINS

Você tem alguma memória especial no Museu Universitário de Arte (MUnA)? A instituição da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançou, nesta semana, uma campanha para quem quiser compartilhar momentos dentro do museu, preenchendo o espaço virtual com as memórias dos seguidores da página.

De acordo com Tatiana Ferraz, gestora atual do MUnA, o objetivo da ação é incentivar a troca de experiências entre o museu e o público, gerando maior interação e buscando mais engajamento nas redes sociais da instituição museológica. “Queremos saber quais memórias as pessoas têm do museu e queremos conhecer melhor o nosso público, para termos essa interlocução e dar espaço para eles produzirem conteúdo no nosso Instagram”, disse.

Para participar da iniciativa, basta enviar uma foto dentro do MUnA diretamente para as redes sociais do museu, seja pelo “direct” do Instagram ou no bate-papo do Facebook. As imagens podem ser enviadas também pelo e-mail [email protected]. Ao enviar a imagem, é preciso enviar o nome, em qual data ela foi tirada e em qual evento ela foi feita.

“Nós já tivemos uma resposta muito boa dos nossos seguidores, recebemos algumas imagens. Através do nosso plano museológico, saiu muito essa vontade de ter esse feedback maior do público para construir essa memória do museu. O MUnA tem muitos anos de vida, o museu já fez bastante coisa, mas muito disso se perdeu com o tempo, e a gente quer justamente mapear o que é que o público lembra”, explicou ao Diário.
 
EXPOSIÇÕES VIRTUAIS
Ainda durante a entrevista, Tatiana Ferraz adiantou à reportagem sobre a programação do MUnA para os próximos dias. Começando no dia 19 de outubro, o museu receberá exposições virtuais pela primeira vez, a começar pela obra “Corpo Ausente”, da artista Cristina Elias. A mostra contará com a exibição de quatro videoperformances, uma performance ao vivo, um bate-papo e uma oficina-desafio.

“É algo experimental, queremos saber se vai dar certo. Tudo isso é muito novo, não só para a população, mas para nós, artistas também. Teremos três exposições até o fim do ano, sendo uma em outubro, uma em novembro e uma em dezembro”, falou Tatiana.
 
DOCUMENTÁRIO
Nesta sexta-feira (9), o MUnA organizou um bate-papo sobre o documentário “Profissão: Artista”, dirigido por Maaruade, ex-aluna de Tatiana Ferraz. A produção, que aborda a atuação profissional e o processo criativo de cinco artistas de Uberlândia, foi lançada no YouTube oficial da artista.

Os entrevistados no documentário envolvem profissionais da área de teatro, dança, música e artes plásticas, sendo eles Cláudio Henrique Strondum, fundador e diretor do grupo de dança “Strondum”; Ronan Vaz, ator e professor de teatro da Trupe de Truões; Alessandra Cunha, artista visual e urbana; Tatiana Ferraz, coordenadora do MUnA e docente do curso de Artes Visuais da UFU; e Natânia Borges, cantora, compositora, atriz e produtora cultural envolvida na banda “Azenza” e no mini festival de arte independente, negra e LGBT “Zureta”.
 
FICHA TÉCNICA:
Artistas: Cláudio Strondum, Natania Borges, Ronan Vaz, Tatiana Ferraz e Ropre
Roteiro e montagem: Maaruade
Imagens e Direção de fotografia: Joabe Romed
Som direto: Danilo Aguiar
Edição e finalização: Cassio Ribeiro
Direção de arte: Maaruade e Joabe Romed
Colorização: Olívia Franco- Moviola
Música original: Danilo Aguiar
Música Afronta: Produção e arranjo: Davi The Producer. Composição e vocal: Natania Borges e Vaine
Produção executiva: Maaruade e Luciene Andrade
Arte de divulgação: Bárbara Ferreira
Direção geral: Maaruade


VEJA TAMBÉM:

Atriz uberlandense participa da websérie #Quarentemas


Miguel Cabral lança sua primeira música autoral

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90