Um ato de vandalismo fez com que a piscina da praça Tubal Vilela, no Centro de Uberlândia, esvaziasse durante a noite desta quarta-feira (2). Segundo o Corpo de Bombeiros, os peixes que vivem no local ficaram com pouca água e tiveram dificuldades para nadar.
Os militares foram acionados por volta das 23h. No local, os bombeiros viram que os cadeados do ladrão de água estavam quebrados e as válvulas de tomada de água abertas, permitindo a vazão.
Após o fechamento das válvulas, os militares utilizaram um hidrante público da praça para encher novamente a piscina e salvar os peixes. A estrutura foi enchida até um nível mínimo para que os animais pudessem nadar livremente. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi acionado para realizar a manutenção e substituição dos cadeados danificados.
Nas redes sociais, testemunhas que passaram pelo local registraram a situação dos peixes. Em um dos vídeos cedidos por um dos moradores da cidade ao Diário, é possível ver os peixes com parte do corpo para fora da água. Já em outra parte das imagens, um dos peixes está aparentemente "tombado" e mexendo uma das nadadeiras, de forma lenta e sem sair do lugar. Veja o vídeo acima.
O Diário de Uberlândia entrou em contato com o Dmae e a Prefeitura de Uberlândia, na manhã desta quinta-feira (3), para saber se o problema foi resolvido e qual a situação dos peixes. Em nota, o Município informou que todos os animais sobreviveram.
Esclareceu ainda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, que assim que tomaram conhecimento sobre a fonte da praça ter sido alvo de vandalismo, os servidores municipais começaram a transportar os peixes para outro recinto e acionaram o Corpo de Bombeiros, que auxiliou na operação. Reforçou também que já tomou medidas para reforçar a segurança no local.
VEJA TAMBÉM: