Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/08/2020 às 08h17min - Atualizada em 11/08/2020 às 08h17min

UFU inicia atividades acadêmicas de forma remota

Período Letivo Especial será dividido em duas etapas, de 10 de agosto a 10 de outubro, e de 12 de outubro a 22 de dezembro

DHIEGO BORGES
Reitor Valder Steffen Júnior disse que cerca de 90% dos alunos aderiram à proposta | Foto: Dhiego Borges
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início nesta segunda-feira (10) ao Período Letivo Especial com as Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) para estudantes da graduação, pós-graduação e cursos técnicos da Escola Técnica de Saúde (Estes). O ensino remoto, adotado como alternativa durante o período de pandemia, teve adesão de aproximadamente 90% dos alunos, segundo a reitoria da UFU. 

Na tarde desta segunda (10), o Diário conversou com o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, que destacou que este é um momento de adaptação. “É um período de aprendizado, pois isso nunca foi feito no passado. Mas, é um esforço que vale a pena, não resolve tudo, mas atende emergencialmente não a totalidade das disciplinas, mas aquelas que a gente tem condições de oferecer de forma remota. Quando retomarmos as atividades presenciais, que ainda não sabemos quando, teremos ganhado tempo e a recuperação dos estudantes será mais rápida”, destacou. 

Ainda segundo o reitor, embora seja facultativa, a proposta do ensino remoto teve adesão de cerca de grande parte da comunidade acadêmica. Neste reinício, foram realizadas aproximadamente 18.200 matrículas somente para a graduação, com 2.200 turmas ao todo. Estão matriculados em pelo menos uma disciplina 20.941 estudantes, destes 2.761 fazem parte das atividades da pós-graduação, que terão início a partir desta terça (11). 

O período letivo, segundo a reitoria, será dividido em duas etapas, de 10 de agosto a 10 de outubro, e 12 de outubro a 22 de dezembro. Sendo assim, os alunos que não aderiram ao ensino remoto neste primeiro momento terão uma nova chance de se matricularem em outubro. Para este ano, não há, segundo o reitor, nenhuma previsão ou planejamento para a retomada de atividades presenciais. 

Como forma de promover uma recepção aos estudantes, a UFU realizou nesta segunda uma live no Canal da UFU no YouTube. O evento teve apresentações musicais e também foi utilizado para oferecer esclarecimentos sobre as atividades remotas. 

FORMANDOS 
O reitor também falou a respeito da questão dos formandos e a preocupação da universidade com uma alternativa que permita a conclusão dos cursos pelos estudantes durante este período de pandemia.

“Os colegiados estão tentando resolver essa questão. É evidente que para cada área e cada curso há um projeto pedagógico específico, por isso não há uma regra geral, e isso terá que ser avaliado curso a curso. Tivemos uma formatura remota na última semana, mas foi de estudantes que já estavam praticamente com tudo resolvido, apenas finalização de trabalhos de conclusão de curso”, disse Valder.

AUXÍLIO PARA INCLUSÃO DIGITAL
A UFU também disponibilizou um edital para o Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital, voltado para atender estudantes economicamente vulneráveis de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos vinculados à Escola Técnica de Saúde (ESTES). As inscrições terminaram no domingo (9) e os auxílios aprovados, segundo a reitoria, devem ser disponibilizados o mais rápido possível. O resultado das avaliações será publicado neste link

O objetivo é disponibilizar um auxílio financeiro para a aquisição de dispositivos eletrônicos e pacote de dados para acesso à internet. São previstas 12 modalidades de auxílio para estudantes, com 320 bolsas de R$1.300 para a aquisição de tablets ou computadores pessoais e 2.500 pacotes de acesso à web.


VEJA TAMBÉM:
















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90