Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/06/2020 às 18h11min - Atualizada em 02/06/2020 às 18h51min

​Novo decreto fecha comércio aos finais de semana em Uberlândia

Regras também determinam funcionamento das 10h às 18h, de segunda a sexta, incluindo bares, restaurantes e shoppings

CAROLINE ALEIXO
O prefeito Odelmo Leão anunciou em transmissão ao vivo nas redes sociais, no início da noite desta terça-feira (2), novas regras para funcionamento do comércio de Uberlândia diante à evolução de casos do novo coronavírus. As normas incluem o fechamento dos estabelecimentos aos sábados e domingos, além da restrição de funcionamento das 10h às 18h durante a semana, sem escalonamento e incluindo o setor de bares e restaurantes, que estava funcionando até as 23h. 

As regras entram em vigor a partir de quinta-feira (4) e foram adotadas após deliberação do núcleo estratégico do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. "Eu pedi muito, solicitei muito ao povo ajuda. Entendo a impaciência do povo, mas eu sou obrigado a tomar essa medida. E se for necessário, eu tomarei outras medidas", disse Odelmo.


As atividades de shopping centers, autoescolas, lava a jatos e lavanderias, que demandavam medidas excepcionais, também devem se adequar aos novos horários e suspender o funcionamento nos finais de semana.

As novas medidas para o comércio serão publicadas em decreto assinado pelo prefeito ainda nesta terça no Diário Oficial do Município. Não entram nas restrições de horário e dia as atividades essenciais como supermercados, farmácias, clínicas de saúde e setor de combustíveis.

Já os segmentos que continuam proibidos de abrir são academias, casas noturnas, cinemas e instituições de ensino. Clique aqui para ver a lista atualizada da classificação das atividades nos termos do novo decreto.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Diário de Uberlândia (@diariodeuberlandia) em

As deliberações do comitê consideram também o alto índice na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede municipal de saúde. O boletim divulgado hoje apontou que apenas seis leitos estavam disponíveis. 

Além disso, os membros salientaram o descumprimento às normas de prevenção ao contágio do vírus por parte da população, sendo comprovado a partir de diversas denúncias feitas aos órgãos fiscalizadores sobre estabelecimentos com aglomeração. 


CONDOMÍNIOS
Também foi deliberada pelo comitê uma série de recomendações que devem ser adotadas pelos condomínios residenciais e informadas aos moradores. Entre elas estão a instalação de recipientes com álcool em gel, reforço da higienização, suspensão do uso de bebedouros coletivos e do acesso a áreas comuns, evitando aglomerações. 

Foi recomendada ainda a suspensão da entrada de visitantes e prestadores de serviço, salvo em casos de urgência. Confira todas as deliberações para os condomínios, divulgadas pela Prefeitura de Uberlândia nesta terça-feira (2).
 

VEJA TAMBÉM: 
 

















 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90