Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/05/2020 às 17h17min - Atualizada em 14/05/2020 às 18h27min

Uberlândia registra 370 casos confirmados do novo coronavírus

Taxa de letalidade caiu para 3,2%; não há informações sobre regiões com maior incidência da doença

CAROLINE ALEIXO
Gráfico mostra evolução do novo coronavírus em Uberlândia | Foto: PMU/Reprodução
Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 21 novos casos da Covid-19 em Uberlândia. Com isso, o município chega ao total de 370 pessoas contaminadas com o vírus. A taxa de letalidade caiu para 3,2% uma vez que a cidade segue registrando doze óbitos em decorrência da doença. Os dados são do boletim municipal divulgado na tarde desta quinta-feira (14).

São 5.640 casos em investigação de pessoas que apresentaram sintomas semelhantes à enfermidade e outros 2.863 deram negativo para a contaminação. O número de pacientes internados com suspeita da doença subiu para 45, uma variação de 15%. 

Há internações de moradores dos bairros Alvorada e Granada, mas não foi informada a localização dos demais. Mais da metade das pessoas hospitalizadas é do sexo masculino (56,41%). A maioria dos pacientes tem idade entre 40 e 59 anos. 

Ainda segundo os dados divulgados, nove pacientes receberam alta de ontem para hoje, sendo um que estava em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde o último dia 14 de abril, 307 pessoas que estavam hospitalizadas com suspeita da doença na rede de saúde da cidade receberam alta.


EVOLUÇÃO
No gráfico divulgado pela Prefeitura de Uberlândia, é possível acompanhar a evolução dos casos confirmados na cidade a partir do dia 1º de abril. Com base nos exames atestados e que detectaram o vírus no paciente, a curva de evolução tem uma maior acentuação entre os dias 27 a 29 de abril, período que coincide com a reabertura gradual das atividades comerciais na cidade.
 
O Município já adquiriu pouco mais de 3 mil testes rápidos e aguarda outros 17 mil para otimizar a testagem na cidade. Nos últimos dias, foram testados 27 idosos e servidores do Centro Evangélico de Assistência à Terceira Idade (Ceati), além de outras 253 pessoas que tiveram contato com pacientes confirmados com o vírus na cidade. Os resultados dos exames não foram divulgados. 

TRANSPARÊNCIA
Durante o dia, um mapa sobre a suposta incidência do novo coronavírus da cidade circulou pelas redes sociais. A imagem indicava que alguns bairros das regiões central, sul e leste apresentavam maior número de casos. Contudo, a Prefeitura de Uberlândia disse que o gráfico não procede, mas não apresentou dados de onde os casos confirmados se concentram mais. 

O Diário de Uberlândia já procurou o Município em outras ocasiões para saber sobre a localidade de casos confirmados, pacientes que atestaram positivo para a doença, se os que vieram a óbito apresentavam comorbidades, e quais seriam. Contudo, não obteve as informações. 

Mapa compartilhado em redes sociais é falso, segundo a Prefeitura de Uberlândia | Foto: Reprodução/WhatsApp

Na página da Prefeitura, é possível saber apenas onde foram registradas as mortes confirmadas e parte dos casos hospitalizados. Os pacientes que acabaram falecendo são dos bairros Cidade Jardim, Jaraguá, Maravilha, Morumbi, Pacaembu, Pequis, Planalto, Santa Rosa, Vigilato Pereira, Centro e da zona rural. A Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco óbitos foram de mulheres com idades entre 38 e 80 anos e outros sete de homens com 53 a 80 anos. 


Ainda nesta quinta-feira, o gabinete do vereador Adriano Zago (PDT) fez um ofício ao Executivo para que fossem informados os dados de distribuição geográfica de casos confirmados na cidade, registrados pela Vigilância Epidemiológica, com indicação de bairro e data. Além disso, solicitou a divulgação pública e acessível das informações. O pedido considera, entre outras coisas, o quantitativo de casos confirmados, o índice de subnotificação e o direito ao acesso à informação. 

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, Fernando Martins, informou que irá instaurar expediente para medidas de transparência em face do Estado e Município considerando a situação de subnotificação e zoneamento pandêmico da Covid-19.



VEJA TAMBÉM:






 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90