Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/03/2020 às 10h41min - Atualizada em 17/03/2020 às 10h41min

Uberlândia Lobos suspende atividades até o fim de março

Decisão tomada pela diretoria segue recomendações do Ministério da Saúde

IGOR MARTINS
Calendário pode ser afetado devido à paralisação de competições regionais | Foto: Gustavo Araújo/Uberlândia Lobos

Devido ao surto do novo coronavírus, o Uberlândia Lobos optou pela suspensão de todas as atividades do clube ao menos até o fim de março. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a decisão foi divulgada na manhã desta terça-feira (17) através de uma nota publicada nas redes sociais da equipe. O comunicado diz ainda que o time torce por uma rápida melhora no quadro de infecções do Covid-19 em todo o mundo.

Na segunda-feira (16), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) havia divulgado uma série de recomendações voltada aos agentes envolvidos com o esporte no Brasil. Com o objetivo de evitar a proliferação do vírus, a entidade recomendou que todas as competições planejadas para ocorrer no primeiro semestre sejam adiadas por tempo indeterminado.

Outras orientações da CBFA incluem a revisão do planejamento de treinos, para que haja uma redução considerável de aglomerações e a mudança nos processos de instalação de playbooks, conceitos e jogadas, passando a ser realizadas através de reuniões online por meio de plataformas de videoconferência.

Segundo o treinador e presidente do Uberlândia Lobos, Diogo Sartini, o elenco treinou normalmente no último domingo, no Poliesportivo Jardim América. Como o surto do Covid-19 começou a ser mais divulgado nos últimos dias, a diretoria se reuniu e optou por suspender os treinamentos coletivos dos atletas, bem como a realização de treinos que envolvem parceiros, como preparadores físicos.

“Nós dispensamos alguns atletas que de alguma maneira faziam parte do grupo de risco. Tivemos alguns atletas que viajaram recentemente e pessoas que estavam com imunidade baixa, como um resfriado e sintomas semelhantes”, disse.

Após a recomendação do Ministério Público pela suspensão de aulas nas redes municipal e privada de Uberlândia e o posicionamento de federações e órgãos responsáveis pela saúde regional, o clube optou por agir preventivamente, segundo o presidente. Para isso, todos os atletas deverão manter uma atividade física, desde que feito dentro de casa ou em grupos menores, para manter a imunidade em alta.

CALENDÁRIO
Ainda segundo Sartini, a suspensão de atividades do Lobos não afeta o calendário do clube por hora. Entretanto, como não se sabe como será a proliferação do Covid-19 no Brasil, o cronograma da equipe pode mudar.

Confirmado na Copa Mogiana, torneio que reúne equipes do Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, o Uberlândia Lobos aguarda uma definição a respeito da São Paulo Football League (SPFL), competição que aconteceria entre março e julho de 2020. Como a equipe uberlandense possui rivais que disputariam o campeonato, a disputa da Mogiana pode ficar comprometida e afetar o calendário do time comandado por Diogo Sartini.

“Quando as coisas voltarem ao normal, vamos estudar o que deve ser feito. Ainda que comprometa o cronograma, a gente deve focar em realizar jogos, nem que sejam amistosos. O foco agora é esperar que essa situação passe e ir reagindo conforme o andamento das coisas”, explicou.












 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90