Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/03/2020 às 17h54min - Atualizada em 11/03/2020 às 17h54min

Número de casos suspeitos de coronavírus chega a 21 em Uberlândia

Atualização da quantidade de casos foi divulgada na tarde desta quarta-feira (11); Funed passará a realizar exames de comprovação do vírus para os casos de Minas Gerais

DA REDAÇÃO
Funed realizará exames a partir do dia 12 de março | Foto: Agência Brasil
O número de casos suspeitos do novo coronavírus chegou a 21 em Uberlândia, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado na tarde desta quarta-feira (11). Ontem, haviam 17 notificações registradas na cidade. Até o momento, três casos dados como prováveis no município foram descartados pois os exames deram positivo para o vírus influenza.

Ainda conforme o boletim, na região do Triângulo Mineiro também há outros casos em investigação. Em Araguari há quatro registros, três em Uberaba, dois em Araxá e um em Patos de Minas.

Em todo o estado de Minas Gerais são 260 pacientes sob investigações e 18 descartados. A primeira confirmação da doença no território mineiro foi confirmada na última segunda (9) e se trata de uma paciente internada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. 

A paciente tem 47 anos e viajou para a Itália em 20 de fevereiro, retornando no último dia 2 com início de sintomas no dia 5 de março. Ela apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou, estando em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio no mesmo dia e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado.

EXAMES
O Estado também informou que, a partir desta quinta (12), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passará a realizar os exames para identificação do vírus Covid-19 nas amostras dos casos suspeitos em Minas Gerais. Antes, o exame era realizado no laboratório de referência no Rio de Janeiro, Fiocruz.

Na última segunda-feira (9), foram recebidos kits para a realização de 250 testes, composto por um conjunto de reagentes específicos para o novo coronavírus para a realização dos exames. Segundo o feche do Serviço de Virologia da Funed, o laboratório já tinha os equipamentos para a realização dos exames, mas os kits e reagentes estavam em falta.

A Funed está atendendo, sob demanda, as solicitações por treinamento. A metodologia usada para o exame será a PCR em tempo real, que identifica o material genético do vírus presente na amostra.










 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90