10/03/2020 às 17h37min - Atualizada em 10/03/2020 às 17h44min

Boletim aponta mais dois casos suspeitos de coronavírus em Uberlândia

De acordo com o levantamento desta terça-feira (10), cidade já tem 17 registros da enfermidade; em Minas Gerais são 213 casos em investigação

DA REDAÇÃO
O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado no fim da tarde desta terça-feira (10), aponta dois novos casos suspeitos de coronavírus em Uberlândia. De acordo com o levantamento, a cidade já tem 17 registros da enfermidade. Outros três casos dados como prováveis no município foram descartados.

O Diário questionou a Vigilância Epidemiológica sobre os pacientes com resultados negativos para o vírus, mas não houve resposta. A SES informou que não divulga informações detalhadas de casos suspeitos, em investigação ou descartados e sugeriu contato com o Município. Em relação aos exames, esclareceu que primeiro são feitos pela Funed que testa para outros tipos de vírus e, caso nenhum seja identificado, a amostra é enviada para a Fiocruz. Por isso, não é possível dar um prazo para conclusão das investigações (que varia de caso para caso).

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que todos os casos suspeitos notificados atualmente estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Disse apenas que os casos descartados deram positivo para o vírus influenza. 

No mês passado, os primeiros casos suspeitos notificados foram de oito pacientes que deram entrada em hospitais particulares e públicos da cidade apresentando os sintomas gripais semelhantes ao coronavírus. Além disso, os pacientes estiveram fora do país ou tiveram contato com pessoas que viajaram para algum dos países de risco de transmissão. 

Em seguida, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) informou sobre uma criança de três anos, vinda da Alemanha, que também apresentaria os sintomas, porém em quadro mais leve. Todos os pacientes receberam alta e foram orientados a ficar em quarentena domiciliar até o resultado dos exames.

Ainda conforme o boletim, na região do Triângulo Mineiro também há dois casos em investigação na cidade de Araguari, um em Patos de Minas, um em São Gotardo, dois em Araxá e havia um em Uberaba, mas foi descartado. 

MG
Em todo o estado de Minas Gerais são 213 pacientes sob investigações e 29 descartados. A primeira confirmação da doença no território mineiro foi confirmada também nesta segunda e se trata de uma paciente internada em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. 

A paciente tem 47 anos e viajou para a Itália em 20 de fevereiro, retornando no último dia 2 com início de sintomas no dia 5 de março. Ela apresentou mialgia e coriza e não hospitalizou, estando em isolamento domiciliar. A coleta para análise foi realizada em domicílio no mesmo dia e a análise finalizada no dia seguinte. O material foi encaminhado para a Fiocruz que homologou o resultado no último domingo (8).









 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »