Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/08/2019 às 14h32min - Atualizada em 16/08/2019 às 14h32min

Aulão preparatório para concurso do HC-UFU é realizado em Uberlândia

Alunos terão acesso a informações do pré-edital e orientações para planejamento de estudos; interessados devem doar alimentos

DA REDAÇÃO
Aulão será realizado neste sábado a partir das 14h | Foto: Conrado Augusto/Arquivo pessoal
Será realizado neste sábado (17), em Uberlândia, um aulão preparatório para o concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que visa preencher mais de 800 vagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O evento, realizado pelo Centro de Inovação, Educação e Pesquisa em Saúde (CIEPS)acontecerá de forma beneficente em prol do Núcleo Espírita Paulo e Estevão e de famílias carentes do município.

A aula gratuita começa às 14h na Escola Biorossi localizada na avenida João Pinheiro, 1.243, no Centro. Serão dadas dicas e orientações para o planejamento de estudos, informações sobre o pré-edital e número e o peso de cada questão. Além disso, será realizado um sorteio de um vale-curso.

Os interessados em participar devem doar dois litros de leite e dois pacotes de bolacha recheada. As inscrições e entrega das doações serão feitas no local e dia do evento, a partir das 13h30.

TRANSIÇÃO
Nesta sexta-feira, a Ebserh nomeou a nova superintendente do hospital em continuação ao processo de transição da administração do Hospital de Clínicas foi finalizado nesta sexta-feira (16). A Ebserh substituirá a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).

O contrato foi assinado em maio de 2018 e a mudança se deu a partir de 2013, com recomendação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal devido às inúmeras interrupções de serviços no HC-UFU por falta de recursos para atendimentos e procedimentos, que aconteceram com frequência desde então.

O plano de transição terá duração de dois anos e estão previstos a reestruturação da unidade hospitalar de forma conjunta entre a universidade e a estatal, a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, com a realização de concurso público.
 A Ebserh também será responsável por gerenciar as verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outras fontes que são destinadas aos serviços oferecidos ao Hospital de Clínicas.

concurso público visa preencher 887 vagas do HC-UFU. São 173 vagas para médicos de 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 administrativos. Esse número pode variar em 25% para acréscimos ou supressões até a publicação do edital, que tem previsão de sair ainda neste semestre.
 

Os profissionais serão contratados de forma efetiva, via CLT, e para cadastros de reserva. Os candidatos passam por duas etapas de seleção: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional. Assim como acontece em diversos hospitais administrados pela Ebserh, a contratação de profissionais para o HC permitirá a reativação de leitos que hoje encontram-se fechados por falta de pessoal e um maior foco na formação de profissionais e na pesquisa, principais diferenciais de um hospital universitário federal.

A ação também possibilitará a regularização de contratos considerados irregulares pelos órgãos de controle. O reforço de pessoal proporcionará ainda a manutenção e melhoria de serviços essenciais de assistência à saúde da população e o apoio às atividades de ensino e pesquisa.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90