Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/06/2019 às 08h01min - Atualizada em 26/06/2019 às 08h01min

Pista do Praia é nova casa do skate na região

Local será a primeira escolinha de skate no Triângulo Mineiro

EDER SOARES
Local será a primeira escolinha de skate no Triângulo Mineiro | Foto: Praia/Divulgação
Skatistas de Uberlândia têm agora uma nova opção para praticar, aprender e competir em alto nível. O Praia Clube e a Fox Club inauguraram na sede do clube praiano, neste mês, a pista de skate, na modalidade street, a mesma que será praticada nas Olimpíadas de Tóquio no ano que vem. Esta será também a primeira escolinha de Skate do Triangulo Mineiro, que em um primeiro momento estará aberta apenas para associados do Praia e atletas em competições. Mas a ideia é, futuramente, abrir espaço para algumas iniciativas com a participação de atletas de fora do clube.

A ideia é implementar o skate como nova modalidade de esporte do clube e oferecer aulas para crianças e jovens associados a partir dos três anos de idade. “A Escola de Skate é um projeto educativo construído a partir de uma visão inovadora e pioneira, com a proposta de incentivar o skate enquanto esporte olímpico e promover eventos e campeonatos para estimular a competitividade técnica, e no futuro, investir em equipe de atletas para campeonatos mundiais e olímpicos”, disse Francisco Júnior, que é o gestor de marketing e comunicação da Fox Club.

Francisco acredita ainda que a parceria entre Fox Club e Praia Clube tem tudo para dar certo e Uberlândia irá passar a produzir, em breve, grandes talentos para o skate brasileiro e internacional. “O Praia tem toda essa tradição no esporte, é uma potência esportiva, e acho que esse casamento tem tudo para dar certo. No Brasil, temos uma lista de mais de 20 skatistas ranqueados para brigar por medalhas em Tóquio 2020, e vamos receber alguns deles em Uberlândia”, afirmou Francisco.

Carlos Eduardo Garcia Fernandes Filho, de 14 anos, conhecido como Cadu, começou a praticar skate há dez anos. Ele é considerado uma das grandes promessas de Uberlândia neste esporte e já tem como principais resultados na carreira o título do Campeonato de Tampa, a oitava colocação no “Rei da Pista”, e o vice do Campeonato Brasileiro, todos na categoria amadora.

Este ano, ele participará das principais competições do Brasil, como o Campeonato Mineiro, Paulista e a intensão é ir no final do ano para os Estados Unidos. “A pista do Praia irá nos ajudar a divulgar mais a modalidade do skate para as pessoas que não têm a condição de andar em uma pista de qualidade. Ainda por cima, esta pista terá bons instrutores para ajudar. A pista é igual às melhores pistas do Brasil onde eu já competi”, afirmou o skatista.
 
História do Skate no Brasil

O Skate chegou ao Brasil na década de 1960, através de surfistas norte – americanos, mas somente na década de 1970 que o esporte deu um salto de qualidade. Em 1974 foi realizado no país o primeiro campeonato de skate, no Clube Federal no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, foi inaugurada a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina, na praça Ricardo Xavier da Silveira, em Nova Iguaçu – RJ. Em outubro de 1975 foi realizado o primeiro grande campeonato de skate, na Quinta da Boa Vista – RJ. No ano de 1976, outras cidades brasileiras investiram na construção de mais pistas de skate.
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90