Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/06/2019 às 08h13min - Atualizada em 06/06/2019 às 08h13min

Campeonato Amador inicia no próximo mês em Uberlândia

Divisão Especial começa dia 14 de julho; atual campeão, o Tibery é um dos favoritos

EDER SOARES
Renato Batista, presidente da Liga Uberlandense de Futebol (LUF) | Foto: Divulgação
Está tudo pronto para mais uma edição do Campeonato Amado de Uberlândia, principal competição da região e que é considerada por muitos como sendo uma das melhores competições do gênero do Brasil. A temporada oficial começa no dia 7 de julho com a divisão de acesso (segunda), na qual estarão na disputa 30 equipes e quatro brigando pelo acesso à elite. Já no final de semana seguinte, no dia 14, começa a divisão especial (primeira) que terá na disputa a participação de 20 clubes em busca do título da temporada, que tem como atual campeão o Tibery. A previsão é que o campeonato termine no dia 24 de novembro.

Devido às dificuldades financeiras, a tendência para esta temporada é que as equipes invistam menos na contratação de jogadores da região e de outras partes do País, como Goiás, interior de São Paulo e mesmo os jogadores que são da cidade e que são mais valorizados em função dos títulos conquistados e por serem ex-profissionais.  Mesmo assim, o presidente da Liga Uberlandense de Futebol (LUF), Renato Batista, garante que o contingenciamento de despesas por parte dos clubes não deverá se refletir na parte técnica.

“Com toda a certeza não teremos grandes investimentos como em temporadas anteriores, mas acreditamos que haverá uma adaptação tanto por parte das equipes como também dos atletas, já que o Campeonato Amador de Uberlândia é altamente atrativo, é muito competitivo e dá visibilidade para que muitos possam atuar futuramente em outras competições amadoras e também profissionais”, disse Renato, que falou ainda sobre a expectativa de público.

Segundo levantamento da LUF, em cada final de semana comparecem às 12 praças esportivas da cidade, os poliesportivos onde acontecem as rodadas, mais o Estádio Airton Borges, uma média de 25 mil pessoas. “É a maior festa esportiva de nossa cidade, que tem tradição e além disso ainda ajuda no complemento de renda de muitas famílias, que vão para as portas dos poliesportivos vender alimentos e seus produtos”, afirmou.
 
FÓRMULA DE DISPUTA
 
A divisão especial do Campeonato Amador terá na primeira fase os 20 times divididos em duas chaves de dez. Os times jogam chave contra chave, classificando-se os 12 melhores, independente de chave. Estas agremiações serão divididas em três chaves de quatro equipes, que duelam dentro das respectivas chaves, em turno único, e avançam para as quartas de final os dois melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados. Quartas de final, semifinais e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.
 
PRIMEIRA RODADA DIVISÃO ESPECIAL – 14 de julho

 
Floresta x América
Tabajara x Vasco
Tibery x Minas Gerais
Tocantins x Dona Zulmira
Fluminense x Voluntários
Atlanta x Araguaia
Guarany x Rio Branco
Flamengo x Girassol
Luizote x Aurora

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90