Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2019 às 18h55min - Atualizada em 12/04/2019 às 18h55min

​Exército vai auxiliar no combate à dengue em Uberlândia

Ações conjuntas vão intensificar atendimento à comunidade e eliminação de focos do mosquito transmissor

DA REDAÇÃO
Cerca de 150 militares do 36º BIMec vão participar das ações | Foto: PMU/Secom/Divulgação

Devido à alta incidência dos casos notificados de dengue em Uberlândia, a prefeitura de Uberlândia solicitou apoio do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec) para reforçar os trabalhos de combate à doença na cidade.
 
A iniciativa faz parte da operação “Mão Amiga” e iniciará neste sábado (13). A reunião para definir as ações da parceria entre o prefeito Odelmo Leão e o comandante do batalhão, tenente-coronel Carlos Augusto de Fassio Morgero, ocorreu no Centro Administrativo Municipal no início do mês. A autorização do Ministério da Defesa foi dada nesta sexta-feira (12).
 
Ao todo, 150 militares vão auxiliar no atendimento à população em duas frentes. Uma delas será a disponibilização de tendas de hidratação nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote de Freitas, Planalto e Roosevelt. Toda a logística e material necessário para o funcionamento destas tendas será providenciado pelo batalhão e os atendimentos ficarão sob a responsabilidade dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Os militares também atuarão nas ruas junto aos cerca de 400 agentes de controle de zoonoses. A colaboração vai permitir uma intensificação nas visitas aos imóveis, com alertas aos moradores sobre as formas de combate ao mosquito e trabalho de eliminação criadouros em locais estratégicos. São pontos como, por exemplo, residências que contam com moradores portadores do transtorno de acumulação compulsiva de objetos.
 
 “Temos uma batalha contra o Aedes para vencer. O mês de abril, historicamente, é o período de maior incidência de casos. Por isso, entendemos que precisávamos da ajuda séria e responsável do Exército neste momento de epidemia. Não podemos permitir que o mosquito faça mais vítimas das doenças que transmite. Ou acabamos com o mosquito, ou ele acaba com a gente”, reforçou o prefeito Odelmo Leão.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90