Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2018 às 12h38min - Atualizada em 30/11/2018 às 12h38min

Praia disputa mundial em cidade com mais de 2.500 anos

Entre os adversários da primeira fase, clube de Uberlândia enfrentará o maior ganhador de títulos da Turquia

Estádio Shaoxing Sport Center, onde o Praia irá jogar foi inaugurado em 2014 e tem capacidade de 40 mil torcedores (Divulgação)
Pela primeira vez na disputa do Mundial Interclubes de Vôlei Feminino, o Dentil Praia Clube fez uma primeira escala em Chieri (Itália) para um período de treinamentos e amistoso contra uma equipe local. Hoje (2), a delegação praiana desembarca em Shaoxing (China), onde enfrentará as melhores equipes do mundo entre terça-feira (4) e domingo (9).
Shaoxing está situada na costa sul da Baía de Hangzhou, na província de Zhejiang, leste da China. A população chega a quase 5 milhões de habitantes, mas se computado todos os distritos pertencentes, entre eles de Kegiao e Yuecheng, a população ultrapassa os 8 milhões.

Em 2010, Shaoxing celebrou o 2500º aniversário da cidade. Economicamente, a cidade é movida pela indústria textil, eletrônicos e iluminação com eficiência energética. A região de Hangzhou tem o quinto maior PIB per capita do país, enquanto Shaoxing fica em 32º. A cidade sede do Mundial de Clubes está próxima a Ningbo que, nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), sediou as competições de vela e natação em águas abertas. “Fizemos treino com bola, em Chieri, e vamos para a China com o pensamento totalmente voltado para esta competição, em um local diferente, um país que é potência mundial dentro do voleibol e onde enfrentaremos equipes”, disse a líbero Suelen.
Concorrentes

O Altay VC, do Cazaquistão, manda seus jogos na cidade de Oskemen e foi fundado em 2004. O time tem como técnico o turco Burhan Canbolat e foi semifinalista na edição do Campeonato Asiático nos anos de 2016, 2017 e 2018. Na última temporada se sagrou campeão da Copa do Cazaquistão, então recebendo o convite para participar no Mundial de Clubes de 2018.

Turquia
O Eczacibaşi é considerado um dos gigantes do voleibol da Turquia. A equipe de Stambul é o maior vencedor do campeonato nacional com dezesseis títulos. O time é treinado pelo técnico italiano Massimo Barbolini e tem como um dos destaques a ponteira norte-americana Jordan Larson, medalhista olímpica pela seleção do seu país em Londres (2012-Prata) e no Rio de Janeiro (2016-Bronze).  Outra jogadora importante é a oposta servia Tijana Boskovic, medalha de prata no Rio de Janeiro.

Tailândia
Fundado em 2009, o Supremo tem sede na cidade de Chonburi. A equipe foi campeã das duas últimas edições da Copa da Tailândia e também conquistou o bicampeonato da Copa da Ásia. O time é treinado pelo tailandês Nataphon Srisamutnak e tem no elenco todas as jogadoras oriundas do país. Um dos destaques da equipe é a ponteira Wilavan Apinyapong, de 34 anos, capitã da Seleção da Tailândia e que rodou times de países como Turquia, Espanha e China.

Começo
A estreia do Praia no Mundial da china será no dia 4, à meia-noite, horário de Brasília, diante do Supreme. No dia seguinte, no mesmo horário, a equipe enfrentará o Altay VC e encerra a sua participação na primeira fase encarando o Eczacibaşi, dia 7, às 4h. A competição é tiro curto e avançam para as semifinais os dois primeiros de cada grupo. As equipes fazem duelo único nas semis e também na grande final. Esta será a segunda competição disputada pelo Dentil/Praia Clube fora do continente americano. Em 2013, na Suíça, a equipe praiana ficou em segundo lugar no Women’s Top Volley Internacional.  

A expectativa do técnico Paulo Coco é que o Praia chegue à China em uma boa condição física, técnica e também em termos de entrosamento. “O nosso primeiro desafio é a oportunidade de como clube estar participando de um Mundial. O segundo desafio é a qualidade dos adversários, de altíssimo nível, como é o time da Turquia. Tem times que são bases de suas seleções nacionais, como o time da Tailândia, que é a nossa estreia e será complicadíssimo, sendo um jogo chave para a gente, pela velocidade e técnica que elas têm. O time do Cazaquistão também é a base da seleção do país. São as melhores equipes do mundo e precisamos evoluir para tentar fazer o melhor”, disse coco.

A central bicampeã olímpica Fabiana, capitã da equipe, encara a competição na China como um verdadeiro marco na história da equipe uberlandense, mas garante que a equipe quer algo mais. Com vasta experiência internacional, ela entende que o Praia Clube tem condições de jogar de igual para igual com qualquer equipe do voleibol mundial.
“Sabemos do alto nível técnico que iremos encontrar em cada uma das equipes, mas nosso grupo é qualificado e experiente. Todas jogadoras do nosso elenco poderiam estar jogando em grandes clubes do voleibol mundial. O Praia com certeza está situado entre as equipes mais fortes do mundo e irá entrar em quadra na China a fim de demonstrar na prática o porquê foi campeão da Superliga, que é uma das principais ligas do mundo”, afirmou.

Opinião
O campeão olímpico pela Seleção Brasileira Marcelo Negrão, e que atualmente trabalha como comentarista do canal Band Sports, acredita na força do elenco do Praia Clube. Segundo ele, o clube uberlandense é atualmente uma das melhores equipes do mundo e tem tudo para fazer uma grande campanha na China. “Tenho certeza que o Praia ficará entre as quatro melhores equipes. Vejo que a equipe tem potencial suficiente para chegar na final e até ser campeão. É claro que tudo dependerá do estado de entrosamento da equipe, o que é um fator de dificuldade neste momento, devido a ser início de temporada”, disse Negrão.

Tabela  Mundial – Jogos ao vivo SporTV

Chave B
4/12       00h        Supreme (Tailândia)          x             Praia Clube
5/22       00h        Praia Clube                        x             Altay VC (Cazaquistão)
07/12     04h        Praia Clube                        x             Eczacibaşi (Turquia)       
 
Chave A
04/12    04h        Minas Tênis                                  x             Volero Le Cannetn (França)
05/12    10h        Zhejiang Jiaxing (China)               x             Minas Tênis
06/12    07h        Vakifbank (Turquia)                       x             Minas Tênis                                      
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90