Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2018 às 07h02min - Atualizada em 15/11/2018 às 07h02min

Mickey Mouse chega aos 90 anos

Camundongo mais famoso do mundo é xodó da Disney

ADREANA OLIVEIRA
Foto: Divulgação
Que jogue o primeiro pedaço de queijo – ou o primeiro hot dog - quem nunca se derreteu por uma cena ou soltou uma gargalhada com uma trapalhada ou gracinha de Mickey Mouse. O ratinho mais famoso do mundo completa 90 anos no domingo (18) e mantém um sucesso que começou graças à persistência de seu criador: Walt Disney (1901-1966). Ele não desistiu com os primeiros obstáculos quando começou a criar o personagem. Emprestou-lhe até a própria voz.

As crianças hoje em dia têm à disposição na televisão ou via streaming o “Clube do Mickey” que ganha histórias modernas que dialogam com os bebês que mal deixaram as fraldas. E Mickey não está sozinho. Grande parte de seu sucesso se dá junto a grandes companheiros, principalmente a namorada, Minnie. Tem ainda seu cachorro Pluto e os amigos Pateta e Pato Donald que tornam as aventuras mais engraçadas.

As comemorações dos 90 anos de Mickey Mouse têm uma intensa programação dividida em um ano. Os uberlandenses que por acaso estiverem em Nova York até dia 18 de fevereiro podem conferir a "Mickey: The True Original Exhibition", aberta de terça a domingo na 10ª Avenida nº 60. Com um ingresso a US$ 38 é possível participar dessa mostra de arte imersiva e reveladora, inspirada na originalidade de Mickey e em seu impacto mundial na cultura popular e nas artes. Do começo em preto e branco em Steamboat Willie ao mundo colorido de mais de 100 curtas-metragens, os visitantes da mostra entrarão em uma viagem inesquecível por momentos marcantes do ratinho em um espaço de quase 5 mil metros quadrados.

Em material de divulgação da mostra, o presidente da Disney Parks, Experience and Consumer Products, Bob Chapek, o próprio Walt Disney fazia questão de colocar Mickey como sua principal criação. “Como Walt dizia, 'Eu apenas espero que nós nunca esqueçamos de uma coisa - que isto tudo começou com um camundongo'. Por isso começamos essa celebração com a mostra e vamos homenageá-lo por um ano em nossos parques ao redor do mundo. Dessa forma homenageamos também a conexão profunda que famílias e fãs vêm estabelecendo com Mickey e Minnie há quase um século".

COLECIONADORES

E para quem não resiste a produtos comemorativos, muitos já estão disponíveis. Novas coleções incluem colaborações com marcas de moda e de calçados como Forever 21 e Vault by Vans, a marca de doces de luxo Sugarfina, a empresa de sorvetes Ample Hills Creamery (do Brooklyn), assim como novas coleções-cápsula disponíveis exclusivamente nas lojas Disney e no shopDisney.com, títulos comemorativos da Disney Publishing Worldwide, uma linha de pelúcias e brinquedos da Just Play e um novo Brickheadz de Mickey Mouse da Lego.

No começo deste ano, a Target lançou uma coleção de Mickey Mouse com peças para toda a família, mimos para os pets, brinquedos, peças para brincadeiras de verão, roupas de cama, itens de beleza, apetrechos para a praia e muito mais. E, no mês passado, a Marc Jacobs lançou uma série de peças inspirada no camundongo mais icônico do mundo que apesar dos 90 aninhos continua com um fôlego de filhote. ARTE

10 CURIOSIDADE SOBRE MICKEY MOUSE

1. No início, o personagem principal de Walt Disney não era Mickey...E sim Oswald, o coelho sortudo. Walt Disney acreditava que o personagem seria um sucesso, mas em uma viagem para tentar conseguir dinheiro para a produção, os investidores deram uma resposta negativa e, como os direitos autorais do personagem pertenciam a eles, assumiram o controle.

2. O primeiro nome de Mickey Mouse, na verdade era Mortimer. Após a reunião com os investidores de Oswald, Walt Disney e sua esposa voltaram a Los Angeles em um trem onde, Walt passou o tempo criando um ratinho alegre e com grandes orelhas redondas.

3. O nome Mickey foi sugerido por outra pessoa, Lillian, esposa de Walt, achou o nome Mortimer muito pretensioso e sugeriu Mickey. Nascia um astro!

4. Nem tudo foi sucesso no começo. Após criar o personagem, Walt Disney começou a trabalhar no primeiro desenho animado de Mickey Mouse: “Plane Crazy”. O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor quis comprar. Em sua segunda tentativa, Walt produziu “Mickey, The Gallopin’ Gaucho”, porém a Warner Bros. havia iniciado os filmes falados.

5. A estreia de Mickey Mouse nos cinemas foi um marco. Com Steamboat Willie, Mickey Mouse fez sua estreia nas telas de cinema em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre de Nova York, como o astro do primeiro desenho animado com som sincronizado.

6. As primeiras palavras de Mickey foram:“Hot Dog! Hot Dog”, a fala faz parte do curta-metragem “The Karnival Kid” (1929). Daquele momento em diante, na maioria dos curtas de Mickey durante a Segunda Guerra Mundial foi o próprio Walt Disney que deu voz a Mickey.

7. Mickey tem nomes diferentes em alguns idiomas. Em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.

8. Mickey participou da cerimônia do Oscar duas vezes. Em 1998, o personagem subiu ao palco para entregar um envelope ao ator Tom Selleck. Em 2003, Mickey voltou a aparecer na cerimônia como animação ao lado da atriz Jennifer Garner.

9. Ele chegou à televisão em 1950. Nesta década, Walt produziu um especial de Natal para televisão chamado “One Hour in Wonderland”. O desenho clássico Relojoeiros das Alturas (1937) também foi apresentado como parte das comemorações de fim de ano. 

10. Mickey Mouse foi o primeiro personagem de desenhos animados a ser amplamente licenciado. O primeiro livro publicado em 1930 e a Ingersoll Watch Company produziu o primeiro relógio do Mickey em 1933.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90