Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/02/2018 às 05h28min - Atualizada em 09/02/2018 às 05h28min

Publicado edital para CFO do Corpo de Bombeiros

Serão 30 vagas para curso a ser ministrado em Belo Horizonte

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Após três anos de curso, é concedido o posto de 2º tenente / Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou o edital para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da corporação, que tem a previsão de 30 vagas para todo o estado. Os cadetes, durante o curso, têm remuneração de R$ 5.769,42, além de benefícios como assistência médica e odontológica. As inscrições começam no dia 9 de abril e vão até 9 de maio, ao custo de R$ 177,49.

Serão 27 vagas para homens e três para mulheres. Todos os candidatos devem ter de 18 a 30 anos até o dia 1º de fevereiro de 2019. É exigido ainda o ensino médio completo, a altura mínima de 1,60m e todos os interessados ainda passarão por testes físicos e psicológicos.

As inscrições poderão ser feitas via internet, no site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Caso haja dificuldade de acesso à internet, o candidato pode buscar ajuda, em Uberlândia, no 5º Batalhão dos Bombeiros Militares, na avenida Rondon Pacheco, 5715, no bairro Brasil. Após o preenchimento dos dados é preciso imprimir e pagar O Documento Estadual de Arrecadação (DAE). Estão previstas isenções do pagamento da inscrição para casos de limitação de ordem financeira. O requerimento poderá ser feito entre os dias 9 e 11 de abril.

O processo seletivo será dividido em quatro fases, sendo a primeira com 50 questões e redação. As provas objetivas serão aplicadas no dia 10 de junho de 2018, somente na cidade de Belo Horizonte. Na segunda fase haverá exames médicos e teste psicológico.

A avaliação seguinte terá teste de capacitação física e habilidades de natação. A quarta e última fase está previsto o teste toxicológico.

O candidato aprovado em todas as fases do certame realizará o curso de formação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sob a coordenação da Academia de Bombeiros Militar (ABM), tendo a duração mínima de três anos, com início previsto para fevereiro de 2019, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados.

TENENTE

Concluído o curso com aproveitamento, o cadete será declarado aspirante a oficial BM. Após seis meses, vencido com aproveitamento o período de arregimentação, será promovido ao posto de 2º Tenente.

Após a formação, os egressos do CFO podem ser destinados, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, para qualquer unidade do CBMMG, em todo o estado de Minas Gerais.

A patente de Tenente do Corpo de Bombeiros tem como atribuição atuar em equipes de cooperação, sob supervisão de oficiais com patente superior, em ambientes fechados, abertos ou em veículos, e em horários irregulares. Ele está sujeito ao trabalho confinado, em locais subterrâneos ou em grandes alturas; ou sob pressão, em posições desconfortáveis por longos períodos, expostos a produtos químicos e materiais radioativos e tóxicos, ruídos, altas temperaturas, enchentes, inundações.

SERVIÇO

Acesse o edital completo clicando aqui.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90