Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/08/2017 às 05h55min - Atualizada em 11/08/2017 às 05h55min

As aventuras de Zoic continuam

Personagem alienígena e sua turma, criados por uberlandenses, ganham novo livro, cd e ainda um game

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Giordano e Fernanda mostram as publicações de Zoic, personagem 100% uberlandense / Foto: Divulgação

 

Zoic é um alienígena simpático e defensor da natureza junto com sua turma. E tem DNA 100% uberlandense! Surgiu em 2015 no livro e CD “Zoic e o destino do planeta”, idealizados pela escritora Fernanda Oliveira, natural de Brasília radicada em Uberlândia, e pelo músico uberlandense Giordano Pagotti. As aventuras do pequeno alien continuam agora em dois novos livros/CDs, “Zoic e a música mágica” e “Zoic e as peças alienígenas” e com o game “Zoic salvando planetas”. O lançamento é hoje na Casa da Cultura, às 19h.

Quando criaram Zoic, Fernanda e Giordano tinham a intenção de expandir o projeto, mas não imaginavam que chegariam tão longe. Porém, como o livro saiu pela editora Callis, que tem abrangência nacional e internacional, eles conseguiram montar uma apresentação musical e cênica que foi apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, e chegaram a Suíça, Alemanha, Áustria, Itália, Inglaterra e Dinamarca. “Fizemos uma parceria com o estúdio Gilp para a criação de um jogo eletrônico para celulares e tablets, além do livro e CD, que saem pela Callis também. Vamos ver para onde o Zoic nos leva a partir de agora”, dizem os criadores.

As viagens nacionais e internacionais foram viabilizadas por projetos de lei de incentivo e as apresentações sempre foram com entrada franca. “Fizemos duas apresentações em uma das unidades do Sesc de Brasília que foram marcantes”, recordam. No exterior, eles se apresentaram especialmente, mas não exclusivamente, para um público interessado na cultura brasileira. “Tivemos oportunidade de tocar para um público de crianças de descendência brasileira no consulado brasileiro de Roma, em um centro de estudos de culturas não-européias em Bolonha, em museus dedicados a crianças e brinquedos em Milão e em Frankfurt... Também foi importante para nós as apresentações nas feiras literárias em Bolonha, Frankfurt e Londres, que estão entre as mais importantes do mundo.”

Com literatura, música, artes cênicas e games, Zoic deve ter voda longa.“Para nós, a melhor solução é a mescla das tecnologias, pois são diferentes estímulos, exploram conteúdos de diferentes formas, e proporcionam diferentes perspectivas de um mesmo conteúdo”, afirmam.

A intenção dos autores com os livros do Zoic é explorar possibilidades através do uso da história narrada acompanhada por uma trilha sonora, sem vídeo, com o livro como principal foco. “O livro sempre terá seu lugar, assim como o teatro manteve seu lugar com o surgimento do cinema, a música ao vivo com o surgimento do registro gravado”. Giordano é um dos narradores dos CDs do Zoic ao lado do pequeno Matheus Chaves. No site www.olhanodiário.com.br você confere os book, trailers dos três livros da série Zoic.

Fernanda Oliveira é escritora, produtora literária e cultural e artista plástica graduada em artes visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Produziu, atuou e cantou em várias peças de teatro e CDs infantis. É criadora e apresentadora do Canal da Fê Liz, com vídeos sobre literatura infantil e incentivo à leitura. 

O maestro Giordano Pagotti é músico, também graduado na UFU, Mestre em Jazz Studies pela University of Iowa, e compositor de trilhas sonoras para livros, cinema, teatro e publicidade. Atua ainda como arranjador musical e instrumentista. 

Eles formaram juntos a produtora Lirous- Livros Musicais com o objetivo de criar e elaborar livros que sejam acompanhados por trilha sonora original e narração dos personagens (por CD, DVD, QR-code, ou realidade aumentada). Relembram os livros que vinham acompanhados por discos de vinil nos anos 70 e 80, que as crianças eram apaixonadas, inclusive eles. Já foram distribuídos para crianças e escolas mais de 40 mil livros da dupla.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90