Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/08/2017 às 05h47min - Atualizada em 06/08/2017 às 05h47min

Bahia tem rota doce em áreas de cultivo do cacau

Fazendas no sul do estado revelam a produção da matéria-prima do chocolate

DA REDAÇÃO
Amêndoas secas de cacau / Foto: Ana Lee/Ministério do Turismo

 

A riqueza do cacau para a história da Bahia ultrapassou o caráter econômico e deixou marcas profundas na cultura e gastronomia das cidades do sul do estado. Matéria-prima do chocolate e de outros produtos como cachaças, vinagre e artesanato, o cacau rendeu para seus produtores uma vida luxuosa até o declínio da cultura, no final da década de 80. Hoje, Ilhéus - expoente do cultivo do fruto no estado - e as cidades vizinhas atraem turistas interessados em conhecer as fazendas produtoras do cacau e viver um pouco da experiência que a rota do chocolate proporciona.

A economia cacaueira foi abalada em 1989, quando a praga vassoura-de-bruxa foi implantada propositalmente nas plantações e fez com que o produto se tornasse impróprio para o comércio. O fato foi considerado uma das maiores tragédias da região, trazendo desemprego e falência de muitos coronéis. Se antes o Brasil produzia quase 400 mil toneladas por ano, hoje a previsão é que esse número chegue a 274 mil, o que coloca o país na quinta posição dos maiores produtores. A produção brasileira é feita nos estados da Bahia, Pará, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, que concentram cerca de 60 mil agricultores do cacau.

Mas os fazendeiros estão aprendendo a lidar com a crise e buscam novas alternativas de fomento à economia e sustentabilidade. O turismo nas fazendas de cacau tem sido uma das fontes mais rentáveis para os agricultores e oferece ao chocólatra a oportunidade de conhecer o processo de produção do fruto, além de experimentar o suco de cacau e, claro, comer chocolates 100% produzidos na região.

Além das fazendas, a rota do chocolate tem ganhado mais visibilidade por meio da 9ª edição do Festival do Chocolate e Cacau, que foi realizada em julho deste ano e levou 60 mil visitantes à Ilhéus e injetou R$10 milhões na economia. Para estimular o roteiro, o governo baiano também estuda criar um projeto de implantação da Estrada do Chocolate em Ilhéus, com passeios por fazendas de cacau e locais produtores de chocolate, sítios históricos, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

 

FAZENDA YRERÊ

Com 200 anos, a Yrerê abriu suas portas para o turismo e há 11 recebe visitantes de várias partes do mundo, além de seguir na produção do fruto. O proprietário do local, Gerson Marques, conta que as visitas de quase 4,5 mil turistas recebidos por ano são mais rentáveis que os 40 mil pés de cacau plantados.

“Após a vassoura-de-bruxa, sentimos que o nosso trabalho ficou desvalorizado e o turismo trouxe de volta a autoestima dos produtores, pois as pessoas vêm para as fazendas e elogiam a iniciativa do recomeço e da preservação da mata”, explica Gerson Marques. A fazenda também produz seu próprio chocolate. O visitante pode degustar os doces e provar outras delícias no passeio de duas horas guiado pelos próprios trabalhadores da fazenda.

 

FAZENDA PROVISÃO

Há nove anos recebendo turistas, a Provisão tem 750 hectares e oferece um tour na plantação de cacau com informações da época, guiado por nativos da região. Com origem portuguesa, a fazenda chega a receber 500 turistas por mês que conhecem, entre outros atrativos, a Casa Sede, uma espécie de “casa-grande”, e a capelinha da fazenda. A história do local também é narrada pela gastronomia das receitas clássicas passadas de mãe para filho, como a moqueca de cação e o feijão de leite, que entram no cardápio do visitante. O local oferece, ainda, seis leitos para quem deseja ficar hospedado.

Andrea Novaes, uma das proprietárias da Provisão, explica que o chocolate é o responsável pelo interesse das pessoas em conhecer o cacau. “Minha mãe foi uma visionária e começou a abrir portas para quem tinha curiosidade em conhecer as belezas naturais da fazenda. Mas hoje, com a retomada da cultura do cacau, os turistas vêm porque querem conhecer a matéria-prima do chocolate. Tem sido um ano muito produtivo no turismo da Provisão”, explica a proprietária.

 

SERVIÇO

- Ilhéus fica cerca de 1.400 quilômetros de Uberlândia

- As companhias aéreas Azul, Gol e Latam têm voos saindo de Uberlândia com destino a Ilhéus, todas com escalas

- Fazenda Yrerê

- Fazenda Provisão


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90