Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2017 às 05h51min - Atualizada em 25/06/2017 às 05h51min

O frio que aquece o turismo brasileiro

Baixas temperaturas atraem turistas para visitarem atrações e impulsionam economia nas cidades frias do país

DA REDAÇÃO
Monte Verde, em Minas Gerais / Foto: Divulgação

 

Turistas, preparem os agasalhos! O inverno chegou oficialmente nesta semana e, com ele, as cidades frias do Brasil estão de braços abertos para aquecerem a economia e receberem visitantes que buscam clima ameno, boa gastronomia e eventos culturais típicos da época. Para ajudar quem quer viajar neste período, o Ministério do Turismo elencou alguns destinos que vão de neve (isso mesmo, neve no Brasil) às baixas temperaturas em pleno nordeste.

 

SÃO JOAQUIM (SC)

No inverno, quando os termômetros marcam -10 graus, chega a nevar na cidade catarinense. Por lá, cachoeiras e campos ficam congelados e o visitante que gosta do clima frio aproveita para curtir as atrações, que incluem visita a Vinícola Villa Francioni, a serra do Rio do Rastro e ao Snow Valley, local repleto de diversões radicais. O turista ainda pode participar do Festival de Inverno e da Cavalgada da Nevasca, que acontecem nos meses de junho e julho.

 

MONTE VERDE (MG)

Em todas as estações do ano a Estância Climática "Monte Verde" atrai os turistas; a natureza presente é muito rica devido a sua localização no alto da Serra da Mantiqueira, proporcionando temperaturas que podem chegar a -10° C no inverno. Boa parte dos hotéis e pousadas dispõem de quartos com lareiras.  O charme da vila é encontrado no seu estilo europeu, pela culinária mineira e alemã. A natureza em Monte Verde é rica em florestas de Araucárias e pinheiros, que podem ser apreciadas nos passeios a cavalo, motos e caminhadas com uma variedade de flores exóticas, riachos e cachoeiras.

 

DOMINGOS MARTINS (ES)

Música e friozinho fazem parte da programação turística de Domingos Martins. A cidade está localizada em uma região serrana, onde as temperaturas giram em torno de 12 graus e a neblina cobre a cidade. No inverno, essas temperaturas tendem a diminuir mais ainda e combinar com o charme da arquitetura local e o passeio de trem. O XXIV Festival de Inverno de Música Erudita e Popular, maior evento de música clássica do estado, realizado em julho na cidade, embala os turistas que estiverem na cidade nesta época do ano.

 

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL (SP)

Por estar a 1.080 metros de altitude e ser considerado um dos 15 municípios paulistas de estâncias climáticas, Santo Antônio do Pinhal é destino frio o ano todo. Mas, no inverno, frentes frias fazem os termômetros marcarem até 6 graus, além de formarem geadas que embelezam a paisagem da cidade. O clima das montanhas permite ao turista escolher entre relaxar ou aproveitar uma aventura. Do Pico Agudo, é possível apreciar vista panorâmica da Serra da Mantiqueira ou praticar voo livre. 

 

GUARAMIRANGA (CE)

Mesmo estando no Nordeste, região típica de calor, a menor cidade do Ceará é fria. Guaramiranga é considerada a “suíça cearense” e mantém temperaturas de 12 graus durante inverno. O município é conhecido pela variedade de flores e pela preservação ambiental, além das características históricas percebidas em suas construções. Há, por exemplo, uma pousada que já foi mosteiro e pode ser visitada por quem não está hospedado. Os cantos gregorianos são tradição, entoados nas manhãs do antigo prédio religioso.

 

GRAVATÁ (PE)

Em pleno agreste pernambucano está a cidade que marca 10 graus no termômetro durante o outono e inverno. Gravatá faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco e atrai turistas por ser diversa e oferecer queijos, vinhos e chocolate quente, sem deixar de lado as tradições nordestinas no cardápio, como a famosa buchada de bode. O folclore regional também é lembrado em Gravatá e pode ser visto na produção de móveis rústicos e pequenos objetos de decoração. Quem busca atrativos naturais encontrará uma cidade cercada por matas, piscinas naturais e cachoeiras.

 

CAMPOS DO JORDÃO (SP)

Conhecida como a “Suíça brasileira” e localizada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão tem neste início de inverno temperaturas entre 17°C a 4°C. Essa é a época ideal para quem pretende conhecer a cidade, que conta com hotéis e pousadas dos mais variados portes. De 1º a 30 de julho, a cidade promove o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, considerado o maior festival de música clássica da América Latina.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90