Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/06/2017 às 05h25min - Atualizada em 11/06/2017 às 05h25min

Tiradentes, a charmosa cidade histórica

Município se destaca pela diversidade de eventos nacionais e atrativos naturais e culturais

PORTAL DESCUBRAMINAS
Reduto cultural, com antigos casarões serve como set de gravações de filmes, minisséries e novelas / Foto: Divulgação

 

Lugar ideal para quem quer conhecer a história, a arte colonial e a culinária mineira, Tiradentes é, com certeza, uma das mais belas cidades históricas do Estado. Caminhar pela pequena cidade, curtindo cada passo, é sentir o sabor e o aroma das Minas Gerais.

Por possuir um patrimônio histórico muito homogêneo, este importante e bonito reduto cultural tem servido como set para gravações de filmes, minisséries e novelas.

Sem falar no Carnaval e na Semana Santa, eventos como o Festival de Cinema, em janeiro, a Semana da Inconfidência, em abril, o Jubileu da Santíssima Trindade, em maio ou junho, o Encontro dos Apreciadores da Harley Davidson, em julho, e o Festival Gastronômico, em agosto, que ali vêm sendo realizados com sucesso, já lideram o calendário promocional da mais charmosa cidade histórica brasileira, que hoje tem no turismo sua verdadeira vocação.

A sugestão do nome Tiradentes para a cidade foi dada por Silva Jardim, que foi o mais atuante propagandista da República. Em suas campanhas, percorreu diversas cidades fluminenses, paulistas e mineiras. Quando esteve em São João del Rei, após ser atacado pelos partidários da monarquia, proferiu um discurso caloroso como era de seu feitio e, nesse momento, lançou a ideia - Tiradentes - assim deveria se chamar São José del Rei, ao invés de homenagear um rei português.  Ainda durante o governo provisório, foi feita a troca do nome através do decreto nº 3, assinado em 6 de dezembro de 1889.

A região é repleta de atrativos naturais, com destaque para o Balneário das Águas Santas, que fica atrás da Serra de São José, e onde a água é radioativa e excelente no tratamento de diversos males. A Cachoeira do Carteiro exige do visitante uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia passando por uma calçada do século XVIII, que antigamente ligava a cidade de Tiradentes ao Arraial da Laje e chega-se ao alto da Serra de São José. No caminho o turista passará diante de uma cruz onde foi morto um carteiro que trazia mensagem importante para a vila. Diz a lenda que quem passar por este caminho deverá jogar uma pedra ao pé da cruz.

Já na Caixa d’água da Esperança fica num povoado distante 11km, onde os visitantes podem encontrar quitandas, queijos, aguardente artesanal, mel silvestre e leite no curral, ou simplesmente admirar a beleza natural do lugar. A partir da caixa d'água dá para fazer uma visita a capela rural do séc. XVIII de padre Gaspar no povoado do Elvas.

Ainda na região, há outros bons lugares para se conhecer, como a Caverna Casa da Pedra e o Largo das Forras, onde estão o prédio da Prefeitura de 1720 e a Igreja do Senhor Bom Jesus da Pobreza de 1771. Neste Largo também se encontra o passinho da paixão de Cristo (ao todo são sete espalhados pelo centro Histórico contendo as passagens de Cristo), onde se realiza parte dos festejos da Semana Santa, alguns decorados com grandes obras de arte, e ainda um monumento dedicado ao Alferes Tiradentes, construído em 1892 para celebração do centenário de sua morte.

Tiradentes ainda conta com dezenas de capelas, igrejas e casarões, alguns deles construídos no início do século XVIII. Mas, o charme da visita é o passeio de Maria Fumaça num trecho de 12km entre Tiradentes e São João Del Rey, passando pela Serra de São José. São 35 minutos inesquecíveis, especialmente para as crianças.

 

EVENTOS

- Mostra de cinema: janeiro

- Aniversário da cidade: 19 de janeiro

- Carnaval: fevereiro

- Caminhadas pela Serra de São José: roteiros diários (32) 3355-2477

- Semana da Inconfidência: 14 a 21 de abril

- Festa do padroeiro Santo Antônio: maio

- Festa de São Francisco de Paula

- Jubileu Santíssima Trindade

- Circuito Mineiro de Música na Estrada Real

- Exposição agropecuária: julho

- Inverno cultural: julho

- Festival de gastronomia: agosto

- Santo Antônio da canjica: agosto

- Nossa Senhora das Mercês: 24 de setembro

- Encontro de Harley Davidson: Julho

- Natal e Reveillon: Dezembro


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90