Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2024 às 08h00min - Atualizada em 18/10/2024 às 08h00min

Paratletas estarão reunidos na cidade

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Um evento especial está programado para acontecer no final de outubro e início de novembro. É que a cidade de Uberlândia foi escolhida como a sede da próxima edição dos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JIMI Paradesporto) em 2024. A infraestrutura esportiva de alto nível e o compromisso com a inclusão foram fatores decisivos para a escolha de Uberlândia, que promete oferecer uma experiência excepcional para os atletas e participantes do evento.

"A escolha de Uberlândia como sede do JIMI Paradesporto 2024 reflete nosso compromisso em promover a inclusão e o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência em Minas Gerais. Estamos confiantes de que a cidade proporcionará uma atmosfera acolhedora e inspiradora para todos os participantes", afirmou a analista de políticas públicas Ana Caroline Valeriano.

O evento, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro, reúne atletas mineiros para a disputa de modalidades paradesportivas como o Atletismo, Bocha e Natação. Assim como nas edições anteriores, o evento vai promover iniciativas inclusivas, como a capacitação paradesportiva e avaliações físicas para contribuir com a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Os detalhes sobre o JIMI Paradesporto 2024, incluindo datas e programação completa, já estão definidos, e a expectativa é que o evento reúna atletas, treinadores, árbitros e entusiastas do paradesporto para celebrar a inclusão e a excelência esportiva em Uberlândia.

A vinda do JIMI Paradesporto para Uberlândia, como disse Ana Caroline, é fruto do trabalho que Uberlândia abraçou há vários anos, e a cada temporada, mostra a evolução da modalidade a nível nacional inclusive. Tanto é assim, que os resultados conquistados por paratletas de Uberlândia na Paralimpíada de Paris aumentou sensivelmente.

Com 15 das 89 medalhas conquistadas pelo Brasil na edição 2024 das Paralimpíadas, Uberlândia fez história com seus paratletas integrantes de equipes formadas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) junto aos parceiros Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube e pelo próprio Praia Clube. No quadro final de medalhas da competição, encerrada no domingo (8), a cidade foi responsável por 4 medalhas de ouro, 4 de prata e 7 de bronze, com direito a recordes paralímpicos.

Ao receber os paratletas vindos de Paris, o prefeito Odelmo Leão disse que: “Por meio do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e seus parceiros ao longo dos últimos anos, Uberlândia se tornou a capital nacional do paradesporto e passou a representar boa parte da seleção brasileira em diversas modalidades. Além disso, investimos na formação de novos paratletas, com aulas gratuitas de iniciação esportiva oferecidas em espaços da Futel, com estrutura adequada e acompanhamento de profissionais de educação física da Futel”.

Na foto, Tayana de Souza Medeiros (Até 86 kg), levantou 156 kg, medalha de ouro, com recorde, é natural do Rio de Janeiro, mas reside e desenvolve suas atividades de treinamentos em Uberlândia.

COPA FUTEL SERÁ EM SETE ETAPAS
Foi criada em 2003, quando foram realizadas duas edições, e até hoje só não aconteceu nos anos 2017 e de 2020/2021 devido a pandemia. Esta é a Copa Futel de Futebol de Campo (adulto masculino) que está sendo promovida este ano na sua 20ª edição. O interesse pelo campeonato é tamanho, que as 64 vagas foram preenchidas em pouco tempo.

Dentro da prerrogativa institucional da Fundação, é de sua competência valorizar e promover as manifestações esportivas e de lazer, garantindo ao cidadão a oportunidade de convivência, de integração, entretenimento e, sobretudo, de satisfação e prazer, visando uma vida social saudável.

Segundo o diretor de esportes da Futel, profissional em Educação Física, Emerson José Brasileiro, a competição será realizada em sete fases. A forma de disputa determina que na primeira fase os clubes estarão distribuídos em 16 grupos com 4 equipes cada. Jogam entre si nas respectivas chaves, em turno único, classificando-se os três primeiros colocados de cada grupo para a sequência do campeonato. A partir da segunda fase, serão confrontos programados em jogo único até à decisão do título.

A distribuição das equipes na etapa inicial foi programada da seguinte maneira:
Chave 01 – Baluarte Vidros, Pena Branca, Glória e Champions;
Chave 02 – Araripina, Bom Jesus, Aliança e União Noroeste;
Chave 03 – Águia, União São Jorge, União Noroeste e Warrios;
Chave 04 – Real Madrid, MiK, Vera Cruz e Uber Pira;
Chave 05 – Inter Udi, GDA, Portugal e R&D Segurança;
Chave 06 – Red Bull Minas, Cruzmaltino, Spartan e RJ Esporte;
Chave 07 – Areião, União Favela, Vidas em Cristo e Real Noroeste;
Chave 08 – Central, Leões do Morumbi, Neo Sport e Pequis;
Chave 09 – Uber Tigres, Moçambique Estrela Guia, Ceilândia e Dom Bosco;
Chave 10 – Intersol, Continental, Catupé do Martins e Atlético Chopping Park;
Chave 11 – Só Canelas Udi, União Santa Maria, Sport Club Villa Real e Sevilla;
Chave 12 – Primavera, Inter do Pará, Opção Estrela e Clube Atlético Maria Rezende;
Chave 13 – Canaã, Minas Gerais, Integração e Boca Júniors Udi;
Chave 14 – Morumbi, Gladiadores, Shangrilá e Brasiliense;
Chave 15 – Galácticos, Sul América, Udão Esporte e Olhos D’água;
Chave 16 – Kadosh, Tapuirama, Taiaman e Villa Real Esporte Clube.

A Copa Futel foi criada em 2003, quando realizou duas edições. Conheça todos os campeões: 2003 – Cascalheira Uberabinha; 2003 – Lagoano; 2004 – Lagoano; 2005 – Cascalheira Uberabinha; 2006 – Independente; 2007 – Fortaleza; 2008 – Cia do Filme; 2009 – Cia do Filme; 2010 – Shopping Park; 2011 – Grupo Gold; 2012 – Beija Flor; 2013 – Asbrat/Neosign; 2014 – Shopping Park; 2015 – Baluarte Vidros; 2016 – Baluarte Vidros; 2017 – não teve; 2018 – Borússia Dortmund; 2019 – Só Canelas; 2020 e 2021 – não teve devido a pandemia; 2022 – Borússia/Santa Fé; 2023 – Baluarte Vidros.  


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90