Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 22/03/2024 às 08h00min

Parreira garante vaga paralímpica

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O paratleta Rodrigo Parreira da Silva, da equipe da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, garantiu sua vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, na prova de salto em distância.

A conquista ocorreu após o paratleta saltar 5,75 metros na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico 2024, em São Paulo. A distância alcançada corresponde à marca estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para a classificação direta à competição, que acontecerá na capital da França, entre 28 de agosto e 8 de setembro.

“Mais uma vez, Rodrigo Parreira demonstra a força dessa parceria e a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no paradesporto. Ele se tornou o primeiro paratleta da Futel e associações parceiras a garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, mas certamente teremos outros representantes nessa importante competição”, afirmou a profissional de Educação Física e diretora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa. Foto: Rodrigo e Fernanda rumo a Paris.

PARADESPORTO SEGUE COM FORÇA NACIONAL
O paradesporto em Uberlândia vive momento de destaque com o desempenho de vários atletas a nível nacional e internacional. Nomes que surgem no caminho por vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris.

O paratleta Pedro Martins, também da equipe Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) para integrar a Seleção Brasileira no 2º Trisome Games – Campeonato Mundial de Atletismo para Síndrome de Down. Ele competirá nas modalidades de lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco, em competição que está acontecendo em Antalya, na Turquia, entre os dias 19 e 26 de março.

“Pedro Martins tem se destacado há anos no atletismo paralímpico, com importantes conquistas, inclusive recordes brasileiros nas provas de lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco. Agora, graças à sua dedicação à modalidade e ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras, ele se torna o primeiro paratleta de Uberlândia a ser convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo para Síndrome de Down. Estamos muito orgulhosos e a expectativa é que ele alcance resultados expressivos na competição”, destacou Fernanda Costa, que é a diretora de paradesporto da Futel.

Considerada uma das principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas recentes. No último fim de semana, a equipe – representada por Welligton Fernandes, Ana Luiza Fonseca, Pedro Fernandes e Lucas Santos – conquistou 8 medalhas (5 de ouro e 3 de prata) no Campeonato Brasileiro de Atletismo CBDI, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP).

E BONS RESULTADOS CONTINUAM ROTINA
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou no final de semana que passou, dias 16 e 17, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, a 1ª fase nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico, com participação de paratletas de Uberlândia, integrantes da equipe formada em pareceria com a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Praia Clube.

Adeildo Lima (1.500 metros rasos), Edmar Alves (lançamento do dardo), Fábia Mayra (arremesso de peso), Rodrigo Parreira (salto em distância), Lusdélia Silva (lançamento de disco), Rafaela Divina (lançamento de disco), João Victor (arremesso de peso), Mauro Evaristo (arremesso de peso) e Wellington Fernandes (arremesso de peso) defenderam o prestigio do paradesporto de Uberlândia na modalidade. Além do excelente feito de Rodrigo Parreira, que garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris, a equipe conquistou 10 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e outras quatro de bronze.

Esta equipe da Aparu/Futel/Praia é apontada como uma das mais forte do paradesporto brasileiro, somando importante conquistas ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, foram 297 medalhas no atletismo em competições nacionais e 2 em disputas internacionais, com destaque para a medalha de prata de Rodrigo Parreira da Silva no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile, ressalta a diretora de paradesporto da Fundação Uberlandense, Fernanda Costa, acrescentando que os bons resultados buscam índices para competições de ponta, como o Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão, e para os Jogos Paralímpicos de Paris, na França.

E não para por aí. O paradesporto de Uberlândia está com a equipe de halterofilismo em São Paulo, neste final de semana (22 a 24) participando da 1ª fase nacional de treinamentos nesta categoria. 

A Futel/CDDU/Praia Clube será representada nas disputas pelos paratletas Ayrton Valverde, Amanda Sousa, Ângela Teixeira, Caroline Alves, Douglas Pereira, Edilândia Araújo, Elizete Araújo, Gabriel Serafim, Gilvan Santos, João Paulo Olinda, Lara Lima, Luciano Dantas, Marcelo Moura, Marco Túlio Cruz, Maria Rita Oliveira, Mateus Assis, Natália Costa, Núbia Marques, Nycollas Graças, Rodrigo Marques, Tayana Medeiros, Valéria Santos e Vanessa Menezes, além dos técnicos Weverton Santos e Douglas Andrade, ambos profissionais de educação física da Futel, e Vivian Sousa, do Praia Clube.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90