Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 27/02/2024 às 08h00min

Medalhas para uberlandenses

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Representada por atletas da Futel/Exército/Praia, equipe de Uberlândia esteve no pódio na cidade de San Juan Opico, em El Salvador, na América Central, com a Seleção Brasileira durante a disputa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country.

Marco Túlio Silva conquistou a medalha de prata na prova de revezamento misto 4×2 km no sábado à noite. Além de Marco Túlio, a equipe de revezamento contou com a participação dos atletas July Ferreira da Silva e Lyvya Kezia Coimbra Leite, ambas da equipe Futel/Praia/Exército e ainda Leona Santos de Jesus, do Pinheiros (SP). Na prova dos 10 km, Jonathas de Oliveira Cruz, da equipe Futel/Praia/Exército, também garantiu a medalha de prata.

“Estou muito feliz pela conquista de mais um bom resultado em uma competição internacional na categoria adulto. Fiz apenas uma pausa no final do ano, e voltei a treinar forte para as competições de 2024. Me preparei bem e o resultado foi a medalha na prova de revezamento”, disse Marco Túlio após a conquista.

Formado nas escolinhas da Futel, Marco Túlio Silva, 19 anos, encerrou 2023 em primeiro lugar no ranking brasileiro sub-20 nas provas de 800m e 1500m. O atleta treina diariamente no Sesi Gravatás (espaço da Fiemg que está sob responsabilidade da Futel) e no Parque do Sabiá. Além disso, frequenta a academia de musculação e passa por sessões de fisioterapia no Praia Clube.
“Ele está muito bem preparado e a expectativa é que continue alcançando excelentes resultados neste ano, tanto pela equipe Futel/Praia/Exército, como pela Seleção Brasileira” disse o treinador Robson da Silva Medeiros, profissional de educação física da Futel.

PRAIA COMEÇA LNF CONTRA O TAUBATÉ
A Liga Nacional de Futsal já tem tudo definido para começar o campeonato deste ano. No dia 22 de março, uma sexta-feira, terá início a competição mais disputada do futsal brasileiro. Assim como no ano passado, 24 equipes disputam o título da competição.

A primeira rodada do campeonato deste ano terá os mesmos confrontos da primeira rodada da fase inicial de 2023, sendo invertidos os mandos de quadra. Ou seja, quem começou jogando fora no ano passado, inicia em casa esta temporada.

O Praia Clube será novamente o representante de Uberlândia na competição. Na rodada de abertura, o Praia vai jogar contra o Taubaté/Umbro Futsal, com quem abriu também a temporada passada, quando o Praia, em casa, venceu por 2 a 1. No ano passado, o Praia na primeira fase foi o 11º colocado com 34 pontos em 23 partidas, 10 vitórias, 4 empates, 9 derrotas. Já o Taubaté foi 21º colocado com 13 pontos em 23 jogos, 3 vitórias, 4 empates, 16 derrotas. O Taubaté este ano mandará seus jogos no Ginásio da Vila Aparecida, na cidade de Taubaté (SP).  

Os 16 melhores classificados este ano avançarão para os tradicionais playoffs. Somando a pontuação do ranking criado em 2023, as quatro equipes piores classificadas disputarão a Liga de Acesso a partir de 2025. Com isso, no ano seguinte, a LNF passará a ter 20 clubes.

Confira abaixo os confrontos da primeira rodada, com destaque para o Atlântico Erechim, que começa a defesa do título em Belo Horizonte, diante do Minas, único time a disputar todas as edições da LNF. Jogos da primeira rodada: Pato Branco x Assoeva, Foz Cataratas x Santo André/Intelli, Esporte Futuro x São José dos Campos, Taubaté/Umbro x Praia Clube, Brasília x Joinville, Umuarama x Jaraguá do Sul, São Lourenço x Magnus/Sorocaba, Blumenau x ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, Tubarão x Cascavel, Campo, Mourão x Corinthians, Marreco x Joaçaba, Minas Tênis x Atlântico Erechim.

Conforme divulgou a LNF, o formato de disputa permanece o mesmo, o que significa que o campeonato vai ter 24 equipes na primeira fase. Elas disputarão entre si em turno único, e os melhores 16 vão garantir a classificação para os playoffs. Na fase de mata-mata, a competição passa a ser eliminatória e ter jogos de ida e volta até a grande decisão.  

UBERLÂNDIA FORMA BASQUETE FEMININO
O basquete feminino de base trabalha para criar equipes de competição em Uberlândia. Com este objetivo a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) está promovendo uma seletiva para buscar talentos e montar times para trabalhar no crescimento da modalidade, aproveitando eventos realizados pela Liga de Basquete do Triângulo (LBT). A avaliação gratuita está acontecendo no UTC, das 14h às 17h nos três dias, e é voltada a crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos.

“Nossas equipes de competição de basquete foram criadas recentemente, mas já têm conquistado resultados expressivos em todas as competições que disputam. A expectativa é que a seletiva seja um sucesso e que reúna um bom número de meninas, afinal, essa é uma grande oportunidade para todas aquelas que buscam integrar uma equipe e se sobressair na modalidade”, ressaltou o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro.

A Futel encerrou 2023 com 303 alunos no basquete (255 na iniciação esportiva e 48 no alto rendimento), com aulas e treinos realizados no UTC e no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel). No ano passado, a equipe sub-13 de basquete masculino obteve a prata na Liga Basquete do Triângulo (LBT), competição que reuniu equipes de toda a região.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90