Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 20/02/2024 às 08h00min

CBFS cria brasileiro e concorre com LNF

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A temporada 2024 promete e a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou o calendário anual com mais de 40 competições. A grande novidade fica por conta da 1ª edição do Campeonato Brasileiro, envolvendo 20 equipes. Ao todo, serão 15 eventos internacionais, duas Supercopas, Copas do Brasil e Brasileiro de Seleções de base; 24 Taças Brasil e 1 Campeonato Brasileiro, Copas Regionais, sem contar as competições chanceladas como a Liga Feminina de Futsal (LFF) e as Copa Mundo do Futsal.
 
Para a Seleção o ano se inicia com a disputa da Copa América de Futsal neste mês de fevereiro, já para as competições nacionais com a escolha do representante brasileiro na Copa Libertadores, através da Supercopa Masculina, que está prevista para acontecer entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março. No mês de março tem ainda o início da Copa do Brasil masculina e feminina e das Taças Brasil de base que duram o ano todo.
 
Em abril as melhores equipes femininas lutam pela Supercopa Feminina para a escolha do representante feminino na Libertadores e a Taça Brasil Masculina, além da Copa Intercontinental masculina de seleções.
 
Em maio vai começar o Campeonato Brasileiro de Futsal, com a primeira rodada prevista para o dia 12. No mesmo mês vai ocorrer ainda a Copa Libertadores, Amistosos Intencionais de Seleção Feminina, Taça Brasil Feminina, e o também será o mesmo previsto para o início da disputa das Copas Mundo do Futsal, seguido pelo início da LFF que está prevista para abril. A CBFS fecha o primeiro semestre da temporada com mais rodadas do Brasileiro, mata-mata da Copa do Brasil e Taças Brasil de base.
 
Em julho inicia o mata-mata do Brasileiro e começa a Libertadores Feminina. No mês seguinte ocorre a Copa das Nações Feminina, além da Taça Brasil sub-17 Feminino. Em setembro, além do início da preparação para a Copa do Mundo, é o mês das Copas Regionais. 
 
O mês de outubro será marcado pela Seleção Canarinha em busca da Copa do Mundo FIFA, já em novembro vai ocorrer o Brasileiro de Seleções sub-15 masculino e sub-17 feminino, além da final do Campeonato Brasileiro. O último mês do ano será marcado pela Copa das Nações de Seleções.
 
O ano promete agitar as quadras brasileiras com uma incrível combinação de competições nacionais, internacionais de seleções e clubes, somando os eventos chancelados o ano pode chegar a 50 competições.
 
Foto: Se tornar 9 vezes campeão da LNF e por cinco equipes diferentes é algo possível de imaginar quando a referência é o craque Falcão, o maior jogador de futsal de todos os tempos, que encerrou a carreira na Liga. Falcão fez sua última partida como profissional no dia 6 de dezembro de 2018.   
 
OS 20 CLUBES DO BRASILEIRO SÃO:
 
Passo Fundo Futsal (Rio Grande do Sul)
Fortaleza Esporte Clube (Ceará)
Sport Clube do Recife (Pernambuco)
Clube Náutico Capibaribe (Pernambuco)
Clube de Regatas Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
Yeesco Futsal (Rio Grande do Sul)
Sorriso Futsal (Mato Grosso)
ACEL Chopinzinho (Paraná)
Clube do Remo (Pará)
Costa Rica Esporte Clube (Mato Grosso do Sul)
Estrela do Norte (Amazonas)
Sapezal Futsal (Mato Grosso)
Concórdia Futsal (Santa Catarina)
América Futebol Clube (Minas Gerais)
Apodi Futsal (Rio Grande do Norte)
CRB – Clube de Regatas Brasil (Alagoas)
Sampaio Corrêa Futebol Clube (Maranhão)
Cruzeiro Esporte Clube (Minas Gerais)
América Futebol Clube (Rio Grande do Norte)
Ceará Sporting Club (Ceará)
 
CBFS E LNF ROMPERAM
Confederação Brasileira de Futsal e Liga Nacional de Futsal, que tinham um acordo há vários anos, romperam a parceria e agora a CBFS pretende assumir totalmente o futsal brasileiro. A Confederação afirma categoricamente que é a única entidade brasileira oficial perante a FIFA, inclusive para definir clubes para as competições internacionais. 
 
O impasse está criado e a CBFS tomou a decisão de fazer o primeiro Campeonato Brasileiro (oficial), não reconhecendo o campeonato da LNF. A verdade é que dois campeonatos nacionais estão programados, com clubes diferentes. 
 
O da LNF com clubes já tradicionais no futsal que vem acontecendo há alguns anos. No entanto, para indicar clubes à Copa Libertadores (por exemplo) a lista é a da CBFS. A briga vai longe... ABCFS marcou para maio o início do seu campeonato, enquanto a LNF anuncia a sua competição para começar em março.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90