Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 06/02/2024 às 08h00min

Comissão Técnica do Udi Vôlei na Seleção

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Voleibol através de nota oficial, convocou a comissão técnica da Seleção Mineira Sub-18 desta temporada de 2024. Entre os nomes convocados estão vários profissionais do projeto Uberlândia Vôlei/Praia Clube (foto): o técnico Fernando Gomes Alves, o auxiliar técnico Rodrigo Marcelino, o preparador físico Eduardo Britto e o fisioterapeuta Francisco Bruno. 

O processo seletivo para definir os atletas da Seleção Mineira já começou no sábado (3), visando o Campeonato Brasileiro de Seleções, que será realizado em Saquarema (RJ), de 05 a 10 de março. Fernando Alves irá participar da competição pela sétima vez, sendo agora a sua quarta oportunidade como técnico principal, onde em uma das edições anteriores já se consagrou campeão de forma invicta:

“O Estado de Minas Gerais é uma referência no voleibol, e é sempre uma grande responsabilidade representá-lo. Aceito e encaro mais esse desafio com as melhores expectativas possíveis, e com a certeza que iremos fazer o nosso melhor trabalho frente a Seleção. Mesmo já tendo participado em outros anos do CBS, tenho a consciência que cada ano e cada seleção tem suas particularidades. Então esse ano vamos em busca de construir a nossa história”, disse o treinador. 

UBERLANDENSES NA SELEÇÃO DO BRASIL
Os atletas Marco Túlio Silva, Johnatas Cruz, Livya Leite e July Silva, da equipe de alto rendimento da Prefeitura de Uberlândia – formada por meio de parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – têm se preparado para integrar a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Sul-Americano de Cross Country (adulto). A competição será realizada em El Salvador, no dia 24 de fevereiro.

Formado nas escolinhas da Futel, Marco Túlio Silva, 19 anos, tem treinado no Sesi Gravatás (espaço da Fiemg que está sob responsabilidade da Futel) e no Parque do Sabiá. Além disso, frequenta a academia de musculação e passa por sessões de fisioterapia no Praia Clube. “Esse é um momento de preparação intensa, pois estamos a um mês da competição. Marco Túlio, Johnatas, Livya e July estão muito bem preparados e têm todas as condições para alcançar resultados expressivos em El Salvador”, destacou o treinador Robson da Silva Medeiros, profissional de educação física da Futel.

Considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária, Marco Túlio Silva teve excelentes resultados em competições nacionais e internacionais em 2023. Os destaques incluem medalha de prata no Cross Country Sub-20, duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Sub-20, medalha de bronze no Sul-Americano de Bogotá, medalha de bronze no Pan-Americano de Mayaguez (Colômbia), medalha de bronze no Campeonato Brasileiro e medalha de bronze na Copa Brasil de Cross Country. Em janeiro deste ano, ele conquistou o ouro na prova de 800 metros rasos no Desafio CBAt Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP).

AQUECIMENTO SOLAR NA PISCINA DO UTC
Com o objetivo de proporcionar cada vez mais conforto aos alunos de iniciação esportiva, qualidade de vida e alto rendimento do UTC, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), iniciou na semana passada, a implantação de sistema de aquecimento solar da piscina olímpica. Nesta primeira etapa, foram feitos os serviços de calibragem e manutenção do sistema hidráulico, na casa das máquinas. A partir desta semana, serão instaladas 175 placas solares para captação de energia, o que corresponde a uma área de 1.360 metros cúbicos. A obra, no valor de R$ 63,5 mil, é executada pela AGD Construções Montagens e Serviços Ltda., empresa contratada por meio de licitação.

Como lembra o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta, a previsão é que o serviço seja concluído em 30 dias. “Com a implantação do sistema de aquecimento, a piscina olímpica do UTC poderá ser utilizada pelos alunos até mesmo em dias mais frios, quando a temperatura da água fica abaixo do que é recomendado pela Federação Internacional de Natação (Fina), ou seja, 25°C. Dessa forma, as atividades poderão ter continuidade durante o inverno, algo muito importante para que os alunos, especialmente os do alto rendimento, continuem a se desenvolver”, destacou.

“Outro ponto positivo é que o aquecimento será feito por meio de energia solar, fonte de energia que é renovável, não polui e ainda gera economia aos cofres públicos”, ressaltou.  
O UTC fechou 2023 com 445 alunos na natação infantil, 385 na natação adulto, 16 na natação paralímpica, 40 no alto rendimento e 862 na hidroginástica, totalizando 1.748 pessoas atendidas.

O Uberlândia Tênis Clube foi criado em 15 de abril de 1943, chegou a pertencer ao Estado, e em 2005 voltou definitivamente para o Município de Uberlândia. A área é de 18.665,74 metros quadrados, toda ocupada por ginásios, piscinas e outras benfeitorias. O esporte é uma escola de vida e essa característica de atividade lúdica representa um elemento fundamental para mostrar às pessoas, desde cedo, que a vida é um jogo, no qual não há vitórias nem derrotas definitivas. O UTC sempre trabalhou com esse espírito e, em razão disso, fez grandes campeões ao longo de sua história.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90